0800- 7719701


Renan de Angelo questiona viabilidade de criação de programa digital de arborização urbana participativa  



 

O vereador Renan de Angelo (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a viabilidade da criação de um programa digital de arborização urbana participativa, com solicitação remota e suporte técnico municipal para plantio em calçadas.

 

No documento o parlamentar destaca a importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo para a redução da temperatura, melhoria da qualidade do ar, aumento da permeabilidade do solo e valorização dos bairros. De acordo com Renan, a adoção de soluções digitais modernas pode facilitar a interação entre o cidadão e o poder público, otimizando a gestão ambiental e garantindo o sucesso do plantio.

 

“Muitos moradores querem plantar árvores em suas calçadas, mas enfrentam dificuldades técnicas e falta de orientação. A ideia é usar a tecnologia para aproximar o cidadão do poder público e garantir que o plantio seja feito de forma correta, segura e sustentável”, comenta.

 

O autor pergunta no requerimento se a prefeitura dispõe atualmente de um canal digital ou plataforma eletrônica que permita ao cidadão solicitar o plantio gratuito de árvores em sua calçada de forma simplificada; se existe a possibilidade de criação de um Catálogo Oficial de Espécies Arbóreas, com indicação de árvores adequadas para calçadas com ou sem fiação elétrica; e se a administração tem a intenção de implantar um modelo de adoção de mudas, com a prefeitura realizando o plantio e o morador cuidando da manutenção das plantas.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (27) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.


Publicado em: 02 de fevereiro de 2026

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro