0800- 7719701


Lucas Leoncine sugere implantação de biodigestores em escolas municipais para geração de energia e projetos pedagógicos



 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo estudos para a implantação de biodigestores nas unidades da rede municipal de educação.

 

De acordo com o parlamentar, a proposta visa adotar a tecnologia sustentável que processa matéria orgânica, como sobras da merenda escolar e resíduos de podas, transformando resíduos que serias descartados em dois subprodutos valiosos: biogás, que pode substituir o gás de cozinha convencional (GLP) no preparo das refeições, e biofertilizante, insumo rico em nutrientes para uso em hortas e jardins.

 

"O biodigestor transforma o desperdício em recurso. Estamos propondo uma solução moderna que gera economia aos cofres públicos, produzindo gás de cozinha gratuito, e ao mesmo tempo ensina na prática o conceito de economia circular para as nossas crianças, que levarão essa consciência ambiental para dentro de suas casas", defende Leoncine.

 

Na propositura, o parlamentar cita exemplos de sucesso em cidades como Suzano (SP) e Capivari de Baixo (SC), onde a tecnologia já é realidade, e destaca que o projeto traria um duplo benefício: saúde financeira para o município e enriquecimento pedagógico. “Economicamente, a medida reduz gastos com a compra de gás e com o transporte de resíduos para aterros sanitários. Educacionalmente, o biodigestor atua como um "laboratório vivo", permitindo aulas práticas de biologia, química e sustentabilidade, além de incentivar a alimentação saudável através de hortas cultivadas com adubo próprio”, acrescenta.

 

A indicação será relacionada em pauta de sessão ordinária e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 


Publicado em: 02 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro