A subcomissão de Relações da Juventude e Lazer do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Valdecir Duzzi (PSDB), reuniu-se nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Americana. Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas metas para a criação de atividades de lazer com foco cultural, criação de bibliotecas nos bairros periféricos, desburocratização na emissão de alvará, revitalização e melhoria da utilização dos espaços destinados a praças e parques públicos, entre outros temas.
A subcomissão é composta pelos promotores de eventos Agnaldo Dias Bicalho Júnior, Anderson Rodrigues, Julio César Tomaz Silva e Maria Lucidalva dos Santos Pereira de Oliveira.
Um dos principais pontos abordados foi a revitalização e a melhor utilização dos espaços públicos, principalmente nos bairros periféricos. De acordo com Lucidalva, a falta de lazer para os jovens da cidade é um grande problema. “Existem espaços públicos que precisam ser totalmente reformados e dados melhor utilidade, como a realização de projetos culturais que envolvam os jovens dos bairros”, afirmou.
A promotora de eventos ressaltou também a necessidade da revitalização das regiões das praias Azul e dos Namorados, transformando-as em pontos turísticos. Falou ainda sobre a dificuldade de realizar eventos nessas regiões. “A Prefeitura sempre impede a realização de eventos em lugares que deveriam ser área de lazer e que hoje se encontram abandonados”, acrescentou.
Rodrigues defendeu a necessidade da criação de eventos educativos para prevenir e combater o consumo de drogas, através de palestras, distribuição de cartilhas e melhoria do policiamento preventivo, tanto na área central como nas periferias. “Seria importante se o Poder Público incentivasse os jovens a participarem de alguma atividade, seja ela de lazer, cultural ou esportiva. Isso diminuiria muito a quantidade de jovens que ficam nas ruas e acabam entrando no mundo das drogas”, destacou.
Outro assunto debatido foi a criação de bibliotecas nos bairros periféricos, dando melhor aproveitamento aos centros comunitários dos bairros, tal como a realização de programas de incentivo a leitura. Silva falou da necessidade da continuidade e revitalização das obras das pistas de skate do bairro Antonio Zanaga e do Complexo Esportivo Ayrton Senna.
Outro ponto destacado durante a reunião foi relacionado a desburocratização da emissão de alvarás. De acordo com Bicalho, a questão burocrática atrapalha o lazer da cidade. “Pela burocracia, acabam ocorrendo eventos sem os alvarás e para que isso não ocorra é necessário a criação de condições para que as empresas e a mão de obra de Americana sejam mais bem aproveitadas”, frisou Bicalho. Ele apontou ainda a necessidade da elaboração de uma lei municipal exigindo que as empresas prestadoras de serviços nos eventos sejam cadastradas junto à prefeitura.
Também foram apresentadas as seguintes metas: fomentação do turismo em Americana; criação da semana ecumêmica de eventos artísticos; retorno da Festa das Nações; criação da caravana da alegria, com a finalidade de levar diversão e entretenimento aos bairros; criação de um centro municipal de recuperação a dependentes químicos; realização de um festival de música só com a participação de artistas da cidade e a construção de pistas de bicicross nos bairros.
Para Valdecir Duzzi, o principal ponto discutido foi a falta de lazer e entretenimento, aspectos em que a cidade deixa a desejar. “Espero os anseios de todos aqui sejam realizados, e que os jovens possam ter, dentro de uma década, mais lazer e cultura não só nos bairros, como espalhados por toda a cidade”, disse.
O vereador destaca ainda a importância da realização de festas e a instalação de casa noturnas na cidade. “Desde que sejam respeitados os direitos da individualidade e que não prejudique nenhum vizinho, seria bom que tivéssemos casas noturnas funcionando na cidade, para que as pessoas fiquem na cidade e possam gastar seu dinheiro aqui. Isso ajuda a fortalecer a economia local e o desenvolvimento de nosso município”, concluiu.
Duzzi preside também a subcomissão de Direitos Humanos, que se reúne na segunda-feira (22), às 19h30, na Câmara Municipal. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Juventude, Lazer e Direitos Humanos acontece no dia 29 de março, e a audiência pública no dia 12 de abril, no Plenário da Câmara.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara.
Assessoria de Comunicação
Publicado em: 16 de março de 2010
Publicado por: Ass
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
20 de maio de 2025
A Câmara Municipal de Americana realiza na quarta-feira (21) sessão solene para a entrega da medalha Princesa Tecelã ao Dr. Thi...
20 de maio de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram seis projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, 28 requerimen...
20 de maio de 2025
O vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que a prefeitu...
20 de maio de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a criação d...
20 de maio de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) participou na sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Limeira, de uma audiência pública...
20 de maio de 2025
A vereadora Leonora Périco (PL) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à prefei...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.7 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site