0800- 7719701


Professora Juliana discute implementação de programas para crianças com demandas de saúde mental de baixa complexidade



A vereadora Professora Juliana (PT) se reuniu na sexta-feira (5) com o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, para discutir o atendimento de demandas de saúde mental de baixa complexidade para crianças e jovens.

 

Durante a reunião, a parlamentar relatou ter recebido profissionais da rede municipal de educação que apontaram dificuldades da rede de serviços públicos em absorver esses casos, especialmente no período de primeira infância, que compreende os seis anos iniciais de vida.

 

“Também foi constatado que muitas crianças que apresentavam demandas de baixa complexidade, como ansiedade leve, irritabilidade, desatenção, insegurança e dificuldades de socialização, não receberam acompanhamento profissional adequado e desenvolveram, posteriormente, transtornos e patologias de média e alta complexidade, levando a medicalização e ao comprometimento do desenvolvimento desses jovens”, comentou.

 

Professora Juliana destacou ainda que os cuidados durante a primeira infância condicionam o desenvolvimento do jovem e do adulto e sugeriu, ao secretário, a implementação de programas federais de repasse de recursos para garantir profissionais voltados a esses atendimentos de baixa complexidade e a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade.

 

“A questão central da conversa com o secretário foi sobre as maneiras de operacionalizar esses atendimentos de baixa complexidade. Americana tem apenas cinco psicólogas ligadas à secretaria de Saúde, e são profissionais que fazem o atendimento de toda a população, não apenas de crianças. Sugeri que fosse implementado na cidade o E-Multi, que é uma ação do programa federal Previne Brasil, que prevê repasses diretos aos municípios para estratégias de ação primária na saúde. Esse programa foi criado em 2019 e teve uma ampliação em 2023 relacionada as atividades que podem ser custeadas, incluindo a saúde mental. Com a adesão ao programa, Americana pode ampliar a contratação de profissionais desse segmento sem ampliar os gastos municipais, o que permitirá maior robustez às estratégias de atenção primária, medida fundamental para desafogar a rede de média e alta complexidade”, comentou.

 

Segundo a vereadora, o secretário Danilo Carvalho Oliveira sinalizou positivamente em relação aos pedidos apresentados e afirmou que sua equipe realizará os estudos técnicos necessários para solicitar a adesão do município ao programa.

 

* Com informações e foto da assessoria da vereadora


Publicado em: 10 de setembro de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro