0800- 7719701


Odair Dias participa de comemoração dos 56 anos de fundação da biblioteca municipal



O vereador Odair Dias (PV) participou na manhã desta terça-feira (25) das comemorações dos 56 anos de fundação da Biblioteca Municipal de Americana “Professora Jandyra Basseto Pântano”. O evento contou com a apresentação da fanfarra infantil do CIEP “Prof. Oniva de Moura Brizola”, do Zanaga e teve a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, José Vicente de Nardo.
“Temos que incentivar a leitura, pois quanto maior o conhecimento, mais o cidadão se torna atuante na sociedade. A leitura é um ótimo instrumento”, disse Odair Dias durante o uso da palavra. O evento marcou também o lançamento do livro “Uma escola do passado, presente”, da escritora Cássia Viger, que fala sobre suas impressões e sentimentos em relação à biblioteca.
O livro é o primeiro da coleção “Pirulito, um doce de cidade”, que enfocará diferentes locais históricos de Americana a cada nova edição. Cássia e a ilustradora mirim Lívia Muller, estiveram presentes no lançamento autografando exemplares da obra.
“A escritora Cássia Viger é uma batalhadora, que não se cansa de buscar conhecimento e compartilhar com todos em busca de um mundo melhor. É, sem dúvidas, uma pessoa que podemos chamar de verdadeira educadora”, concluiu Odair.
Biblioteca municipal
As primeiras décadas de funcionamento da Biblioteca foram marcadas pelo crescimento tímido do acervo, várias mudanças de endereço e dificuldade de organização. Na década de 80 a Biblioteca ganhou sua morada tradicional, o histórico prédio do grupo escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Muller, dividindo espaço com o Museu de Arte Contemporânea, que hoje está instalado no Centro de Cultura e Lazer, CCL. O público e o acervo cresceram consideravelmente.
Nos anos 90 os estudantes de ensino fundamental e médio descobriram as vantagens de utilizar o acervo e os serviços da Biblioteca Municipal. Antes da Internet, o auxílio à pesquisa era garantia de informações importantes para os trabalhos escolares.
Atualmente o perfil do público mudou. Americana ganhou mais cursos superiores e os usuários exigem acervos especializados e diversificados, além de cobrarem os últimos lançamentos de best-sellers e periódicos informativos e a biblioteca trabalha para atender essa demanda.
* Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 25 de outubro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro