0800- 7719701


Lucas Leoncine sugere zoneamento urbano focado em polos de inovação e desenvolvimento sustentável para Americana



O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que a prefeitura realize estudos para o aperfeiçoamento do zoneamento urbano do município.

 

De acordo com o parlamentar o novo zoneamento pode permitir o uso misto do solo e incentivar a instalação de empresas de base tecnológica e economia circular. “O crescimento de Americana não pode mais ser medido apenas em área construída, mas sim em eficiência. Nosso território é pequeno, o que exige soluções inteligentes no debate sobre o zoneamento, especialmente em áreas como a região do Pós-represa. Precisamos de uma legislação que atraia tecnologia e permita a integração entre moradia, trabalho e sustentabilidade, similar ao conceito da ‘Cidade de 15 Minutos’”, defende Leoncine.

 

No documento, Leoncine aponta que Americana enfrenta o desafio da saturação territorial, o que limita o crescimento horizontal tradicional. “A solução para garantir a prosperidade econômica futura passa pela otimização dos espaços e pela valorização das cadeias produtivas locais. Um exemplo é a indústria têxtil, que poderia se beneficiar de um polo de reciclagem avançada e conceitos da Indústria 4.0, transformando o território limitado em uma vantagem competitiva através da eficiência e do alto valor agregado”, explica.

 

O vereador sugere na indicação que a Prefeitura avalie critérios semelhantes aos aprovados na cidade vizinha, como incentivos para construções com soluções ecológicas, drenagem sustentável e a destinação de áreas para espaços públicos conectados. A indicação será relacionada em pauta de sessão ordinária e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.


Publicado em: 05 de janeiro de 2026

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro