0800- 7719701


Lucas Leoncine propõe promoção de modelo BIM para garantir maior eficiência na execução de obras públicas em Americana



 

 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que a prefeitura estude para promoção do BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção) na administração pública municipal.   

 

No documento, o parlamentar explica que o decreto federal nº 11.888/2024 estabeleceu a estratégia nacional de disseminação do BIM, com a composição de dois comitês em nível nacional, cujo propósito é apoiar as administrações públicas municipais, propor atos normativos e orientar o desenvolvimento de normas técnicas para aplicação da modelagem.

 

Leoncine destaca ainda que o BIM permite realizar diversos tipos de análises e simulações, antecipando eventuais problemas que não eram possíveis de serem identificados no método tradicional de elaboração de projetos.

 

“Trata-se do que se chama da construção 4.0, com a formação de um acervo público digital e cooperação entre agentes públicos, organizações não-governamentais e setor privado, que possibilitará à administração municipal estar atualizada com as técnicas e materiais mais avançados e sustentáveis, garantindo maior eficiência na execução de obras públicas e combater o desperdício de recursos públicos”, explica.  

 

A indicação será incluída na pauta da sessão ordinária de 05 de agosto, após o recesso parlamentar, e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 


Outras Notícias

Fique por dentro