0800- 7719701


Juninho Dias questiona situação de pacientes diagnosticados com fibromialgia e tratamentos disponíveis no município



O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre políticas públicas que atendam a pacientes diagnosticados com síndrome da fibromialgia.

 

No documento, o parlamentar menciona que a partir da promulgação da Lei Federal nº 14.233/2021 a fibromialgia tem sido pauta de debates sobre os direitos básicos e tratamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Juninho destaca que o segundo mês do ano é dedicado à conscientização e prevenção a doenças como fibromialgia, lúpus e mal de Alzheimer, o chamado Fevereiro Roxo, e que em Americana desde 2019 está em vigor a Lei Municipal nº 6.323, que reconhece no calendário municipal o “Dia da Fibromialgia”.

 

“São constantes os casos de pacientes que buscam minha assessoria questionando o que vem sendo feito aos portadores de fibromialgia na cidade. Temos ciência do quanto a síndrome afeta a qualidade de vida das pessoas e o município precisa estar atento às necessidades desta parcela da população, garantindo o que for preciso para condições dignas de saúde e assistência", afirma Juninho.

 

No requerimento, o autor questiona quais os direitos básicos oferecidos às pessoas diagnosticadas com fibromialgia, se há um controle da quantidade de pacientes no município e quantos deles fazem tratamento na rede pública de saúde. Pergunta também quais os tratamentos disponibilizados na rede municipal e quais políticas públicas têm sido criadas para assegurar qualidade de vida desses pacientes.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (3).

 

*Com informações da assessoria do vereador

 


Publicado em: 01 de fevereiro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro