0800- 7719701


Câmara entrega títulos de cidadania em sessão solene na segunda-feira (01)



A Câmara Municipal de Americana realiza na segunda-feira (01) sessão solene para a entrega de títulos de cidadão americanense aos senhores Herb Antonio da Silva Carlini e Ricardo dos Santos, por relevantes serviços prestados ao município. A solenidade é aberta ao público e acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30. A TV Câmara transmite ao vivo pelo site oficial e redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram).

 

A homenagem foi motivada por projetos de decreto legislativo de autoria da vereadora Talitha De Nadai (PDT). Os títulos de cidadão americanense são entregues a pessoas nascidas em outros municípios que tenham desenvolvido atividades de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico em Americana.

 

Biografias

 

Ricardo dos Santos

 

Ricardo dos Santos, conhecido como Tite, nasceu em 1979 na cidade de São Paulo, e com apenas um mês de vida mudou-se para Americana com seus pais, cidade onde cresceu e construiu sua trajetória pautada no cuidado com o próximo e no trabalho em prol da população americanense.

 

Pai de Júlia e avô de Maria Luiza, foi servidor público por mais de 20 anos, atuando no DAE, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Câmara Municipal de Americana, sempre exercendo suas funções com dedicação e compromisso com o desenvolvimento do município.

 

Em 2020 candidatou-se ao cargo de vereador, conquistando 616 votos e ficando como suplente. Já em 2024, voltou a disputar as eleições, obtendo 1.187 votos. Durante sua atuação como suplente, apresentou proposituras voltadas à integração, segurança e qualidade de vida dos idosos, além do incentivo ao esporte e à inclusão social, causas que defende com empenho.

 

Muito atuante principalmente nos bairros São Vito e São Manoel, desde 2021 desenvolve trabalho voluntário no Esporte Clube São Manoel, contribuindo com um projeto que oferece aulas de futebol gratuitas para cerca de 400 crianças e adolescentes. A iniciativa busca promover o desenvolvimento físico e cognitivo, incentivar o trabalho em equipe, fortalecer a autoestima e contribuir para a saúde e o bem-estar dos alunos e suas famílias.

Ao longo de sua trajetória, também promove ações solidárias e iniciativas em apoio a entidades que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade, sempre buscando colaborar para uma cidade mais humana e acolhedora.

 

Herb Antonio da Silva Carlini

 

Herb Antonio da Silva Carlini nasceu em 1951, é graduado em História e Estudos Sociais, com pós-graduação em História. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou no Magistério e na Administração Pública, com destaque nas áreas de Educação, Cultura e Gestão de Governo. Casado com Valeria Alves Carlini, tem os filhos Igor Leandro Carlini e Yuri Leandro Carlini e dois netos.

 

Foi vice-prefeito de Americana entre 1989 e 1992, além de presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo no biênio 1991/1992 e secretário de Articulação e Mobilização da entidade entre 2001 e 2003.

 

Também atuou como consultor e palestrante na área de Educação Integral em diversos municípios paulistas, além de colaborar com o Ministério da Educação na obra “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, relatando a experiência de implantação dos CIEPs em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

 

Em Americana, exerceu os cargos de secretário municipal de Educação e secretário municipal de Cultura entre 1997 e 2002. Já entre agosto de 2013 e dezembro de 2014, foi secretário adjunto de Governo da Prefeitura Municipal de Americana. Também atuou como secretário municipal de Educação em Santa Bárbara d’Oeste.

 


Publicado em: 29 de maio de 2026

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro