0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadão emérito a João Batista Miletta



A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (9), em sessão solene, o título de cidadão emérito ao senhor João Batista Miletta, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD), aprovado por unanimidade. “João Batista Miletta tem sua história de vida marcada pela dedicação ao próximo. Desejamos que seu nome e sua história façam parte do acervo histórico desta Casa, juntamente com outros americanenses que muito fizeram para o engrandecimento de nossa cidade”, afirmou o autor na propositura.
Biografia
Natural de Americana, João Batista Miletta nasceu em 25 de maio de 1957. É filho de Antonio Miletta e de Alzira Soares de Barros Miletta, já falecidos, sendo o oitavo de dez irmãos. João passou toda sua infância no bairro Girassol. Estudou o antigo primário no Grupo Escolar “Dr. Heitor Penteado”, frequentou o antigo ginásio no Instituto Kennedy e o colegial no Colégio D. Pedro II.
Ao se mudar para São Paulo, fez teste com o ator Jonas Bloch, no Teatro Conchita de Moraes em Santo André, sendo aprovado. Iniciou uma peça de teatro que contava com a participação, inclusive, do hoje famoso ator.
O pai de João, descobrindo suas atividades em São Paulo, mandou o mesmo voltar para Americana. Não aceitando o retorno, prometeu abandonar a carreira de ator e arrumou emprego na Dupont do Brasil, que ficava na Consolação, em São Paulo, atuando no departamento de importação e exportação. Ficou nesta função durante cinco anos, até 1980.
Quando retornou para Americana, formou um grupo musical chamado “Nós por exemplo”, no qual era vocalista e percussionista. Participavam também Marco Politano, Missão De Nadai, Ró De Nadai, Dedé Suppo e Mauro Corrêa da Silva, fazendo grandes shows na famosa Praça Rotary, onde era realizado o “Som do Verde Vale”.
Em 1997, mudou de emprego mantendo-se na ocupação de vendedor de fios têxteis da Jofegê, onde permanece até os dias atuais. Em 2001, foi convidado pelo então Capitão PM Luiz Antonio Crivelari (atualmente vereador), para ingressar no Rotary Club Americana-Integração, dando início às importantes ações sociais desenvolvidas no município de Americana.
Além do trabalho desenvolvido por meio do Rotary Club, em 2001, João foi eleito vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Bairros (Conseb). Neste conselho, participou de ações em conjunto com a comunidade que resultaram na construção da Base Comunitária da Polícia Militar, localizada na Avenida Iacanga. Como presidente do Conseb, função que exerce até hoje, se constituiu como líder do bairro Jardim Ipiranga, conquistando muitas melhorias para a região, especialmente nas questões relacionadas à Segurança Pública.
Em razão do trabalho realizado, em 2010, foi convidado a assumir a presidência do Conselho Comunitário de Segurança de Americana (Conseg), sendo reeleito em 2011 para um mandato de dois anos. Sua gestão é marcada pela participação da comunidade, ouvindo os anseios da população, na busca por melhorias na Segurança Pública do nosso município. Mesmo no curto espaço de tempo de atuação do Conseg, já é possível dizer que o conselho é referência nas ações em que participa.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro