Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (6) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de lei nº 164/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a realização de exame toxicológico periódico pelos guardas civis municipais. A propositura recebeu treze votos favoráveis e cinco abstenções em primeira discussão. Duas emendas apresentadas foram rejeitadas.
De acordo com o projeto, serão realizados testes laboratoriais anuais destinados a detectar, pelo menos, a presença de drogas canabinóides, cocaína e anfetaminas, bem como aferir o consumo de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade do exercício das funções. A realização do exame também será exigida em concursos públicos para o cargo de guarda municipal. “A atividade de profissional portador de arma de fogo não se compatibiliza com o uso de substâncias entorpecentes”, defende o Executivo na justificativa da proposta.
Funcionamento de empresas em residências
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 162/2019, de autoria do vereador Dr. Renato Martins (PDT), que altera a Lei Municipal nº 4.622/2008, que dispõe sobre o estabelecimento e o funcionamento de empresas em residências e edificações multifamiliares.
O projeto amplia a permissão de funcionamento para empresas situadas em edificações multifamiliares e aumenta para quatro o número máximo de funcionários permitidos por empresa, além de eliminar a exigência de entrada da área comercial independente da entrada da residência.
A propositura inclui ainda na lei a permissão para realização de atividades como pequenas confecções, produzidas por costureiras e façonistas, utilizando-se de máquinas tipo Reta/Overloque, e atendimentos domiciliares de estética facial, massagens, manicure e pedicure, entre outros.
“As alterações têm por objetivo adequar a legislação municipal vigente, ampliar o leque de atividades que possam ser realizadas home office e fomentar o setor de serviços na cidade”, aponta Dr. Renato.
Permissão de uso de bem público à APAE
O projeto de lei nº 158/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a outorgar à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana), a título gratuito, permissão de uso do bem público que especifica, foi aprovado com dezessete votos favoráveis e duas ausências, com emenda, em primeira discussão.
Parecer pela Inconstitucionalidade
O parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 160/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio, que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos de plástico de uso único nos locais que especifica, foi acatado pelos vereadores com treze votos favoráveis, quatro contrários e uma ausência.
Alteração de lei
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 180/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 6.356/2019, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Associação Ecumênica de Promoção Humana, Inclusão e Valorização de Americana – AEPHIVA, na forma que especifica.
Política Municipal para a População em Situação de Rua
Foi aprovado por quatorze votos favoráveis, dois contrários e duas ausências em segunda discussão o projeto de lei nº 126/2019, de autoria do vereador Rafael Macris (PSDB), que cria a Política Municipal para a População em Situação de Rua. A propositura recebeu treze votos favoráveis e quatro contrários em primeira discussão.
Dentre os princípios da política municipal estão a promoção da cidadania e dos direitos humanos, a valorização e respeito às condições sociais, a promoção do direito à convivência familiar e comunitária e a participação social como eixo norteador da política e promoção do diálogo.
Segundo o autor, alguns dos objetivos da proposta são assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro a direitos, serviços e programas de qualidade que integrem as políticas públicas de assistência social e prevenir e combater a violência contra pessoas em situação de rua.
Isenção de responsabilidade de estacionamentos
Foi aprovado em segunda discussão com dezesseis votos favoráveis e dois contrários o projeto de lei nº 154/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT), que proíbe a afixação de placas em estacionamentos que isentem os estabelecimentos comerciais da responsabilidade por danos materiais em veículos e por objetos deixados em seus interiores.
De acordo com a proposta, a proibição vale tanto para estabelecimentos comerciais que possuam estacionamento próprio como também para os administrados por empresas terceirizadas. O objetivo, segundo o autor, é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 177/2019, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
Adiados
O projeto de lei nº 119/2019, de autoria da vereadora Fran da Padaria (PSDB), que altera a lei n.º 6.259/2018, que dispõe sobre o exercício do comércio ambulante e feirante no município de Americana, foi adiado por trinta dias a pedido do vereador Marschelo Meche (PSDB).
Recebeu terceiro pedido de vista formulado pelo vereador Odir Demarchi (PL) o projeto de lei nº 148/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio, que obriga a implantação de coleta seletiva de materiais recicláveis em supermercados, bares, restaurantes e casas de espetáculos no município de Americana.
Publicado em: 06 de fevereiro de 2020
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
20 de maio de 2025
A Câmara Municipal de Americana realiza na quarta-feira (21) sessão solene para a entrega da medalha Princesa Tecelã ao Dr. Thi...
20 de maio de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram seis projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, 28 requerimen...
20 de maio de 2025
O vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que a prefeitu...
20 de maio de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a criação d...
20 de maio de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) participou na sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Limeira, de uma audiência pública...
20 de maio de 2025
A vereadora Leonora Périco (PL) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à prefei...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.7 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site