Após mais de duas horas de uma discussão polêmica, os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram com nove votos favoráveis e quatro contrários, durante sessão realizada nesta quinta-feira (24) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de lei nº 144/2009, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a desafetação de área que especifica e autoriza o Poder Executivo a cedê-la à Empresa Tinturaria e Estamparia Primor Ltda., mediante a celebração de contrato de concessão de uso. Um grupo de aproximadamente cinquenta funcionários da empresa compareceu à sessão, com faixas e cartazes, para acompanharem a votação.
Acesse a galeria de fotos da sessão no Flickr
No início da sessão, foi observado um minuto de silêncio em respeito aos falecimentos de Hércule Giordano, cidadão emérito, e Sebastião Leal, irmão do vereador Adelino Leal (PT). A sessão foi presidida pelo Primeiro Secretário, vereador Capitão Crivelari (PP), já que o presidente da Casa, vereador Cauê Macris (PSDB), e o vice-presidente, vereador Marco Antonio Alves Jorge (PDT), o Kim, encontravam-se licenciados. Assumiram, respectivamente, os suplentes Thiago Brocchi (PSDB) e Reinaldo Bigotex (PDT).
Cessão de área
A área de 1.368,08m² de que trata o projeto de lei nº 144/2009 compreende a Travessa Domingos de Jesus, no bairro Jardim Santa Mônica, entre a Avenida da Saudade e a Rua André Rebouças. A concessão de uso foi autorizada pelo prazo de quinze anos, podendo ser prorrogada por igual período. Como contrapartida, a empresa compromete-se a efetuar melhorias no cruzamento da Rua Carioba com a linha férrea e a realizar uma doação de R$ 25 mil ao Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Guarda Municipal de Americana.
“A empresa Primor mantém suas atividades no Município de Americana há mais de cinquenta anos e, nos últimos anos, solidificou-se como uma das maiores tinturarias da região. Existe evidente interesse público para a concessão objeto do presente projeto de lei, seja pela necessária solução aos flagrantes problemas relacionados ao trânsito, seja pela expansão da atividade empresarial da empresa que trará empregos e renda à população do município de Americana, bem como o incremento de imposto direto e indireto aos cofres municipais”, afirmou o Executivo na exposição de motivos.
O vereador Celso Zoppi (PT) declarou-se contrário ao projeto por considerar que a destinação de um bem público para uma empresa privada não é correto. “Aprovar isso significa ceder uma coisa que não é nossa, mas sim um bem público”, afirmou.
Já o vereador Oswaldo Nogueira (DEM) defendeu a aprovação pela criação de novos empregos e a manutenção da empresa na cidade. “Existem contrapartidas interessantes que serão cumpridas pela empresa e em um momento econômico tão difícil, a geração de emprego, as benfeitorias e a movimentação da economia da cidade são muito importantes”, ressaltou.
Remissão de dívidas
Foi aprovado com emendas, por oito votos favoráveis, um contrário e três abstenções o projeto de lei nº 140/2009, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo a conceder remissão de 80% das dívidas de ISSQN de empresas, instituições e cooperativas atuantes na prestação de serviços de saúde. A remissão refere-se apenas aos impostos já inscritos na Dívida Ativa e gerados até 2007. Durante a sessão, o secretário municipal da fazenda, José do Patrocínio, reuniu-se com os vereadores para explicar detalhadamente o projeto e as emendas.
Remédio em casa
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 85/2009, de autoria do vereador Celso Zoppi, que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa “Remédio em Casa” no município de Americana. O objetivo é regulamentar a entrega em domicílio de medicamentos prescritos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 65 anos de idade e a pessoas com deficiência ou portadoras de doenças crônicas.
Para ter direito ao benefício, os interessados devem comprovar estarem inseridos em uma destas condições, além de residirem em Americana e possuírem cadastro regular junto à Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o parlamentar, além de ajudar os usuários que possuem dificuldades no deslocamento às farmácias municipais para a retirada dos medicamentos, o programa será benéfico também para o setor público de saúde, “ao evitar não somente o acesso e a aglomeração de um grande número de pessoas no local, como também a sobrecarga de atendimento realizada pelos servidores municipais, otimizando a dinâmica e eficiência no serviço público de saúde”, afirma na justificativa.
Bullying
Também foi aprovado por unanimidade o substitutivo ao projeto de lei nº 86/2009, de autoria da vereadora Divina Bertalia (PDT), que dispõe sobre o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do Município de Americana. Dentre alguns dos objetivos do programa, destacam-se a inclusão de regras normativas contra a prática nos Regimentos Escolares, a capacitação de docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão e solução do problema e a prevenção e punição de atos de bullying nas escolas, além de orientação a pais e familiares e atendimento e auxílio a vítimas e agressores.
“O objetivo do presente projeto é, pois, oportunizar às crianças, aos jovens e aos demais estudantes da rede municipal de ensino, um ambiente sadio e harmonioso, no qual a prática do bullying seja banida efetivamente. No período escolar, o aluno está formando seu caráter e situações vexatórias poderão influir profundamente nesta formação, causando efeitos negativos irreversíveis”, afirma a vereadora na justificativa.
Tarifa social de água
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 142/2009, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n.º 4.805/ 2009, que autorizou o Poder Executivo a criar a tarifa social de água em Americana. O projeto realiza uma modificação na redação da Lei, cujas penalidades são descritas no Artigo 4º. O texto do Artigo 6º, porém, apresentava as penalidades no Artigo 3º.
Alteração de áreas
Foi aprovado com treze votos favoráveis o projeto de lei nº 135/2009, de autoria do Poder Executivo, que altera a categoria de duas áreas públicas pertencentes ao município. A primeira, localizada no Jardim Brasil, é alterada de bem de uso comum do povo para bem de uso especial, com o objetivo de construção de uma creche para o bairro. Já a segunda, no Vale das Nogueiras, é transferida de bem de uso especial para bem de uso comum do povo, passando a fazer parte do sistema de lazer do local.
Adiados
Foi adiado por quinze dias a pedido do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) o projeto de decreto legislativo nº 23/2009, de autoria do vereador Cauê Macris (PSDB), que institui no âmbito da Câmara Municipal de Americana o Programa ‘Consciência Ecológica’.
Foi adiado por dezoito dias, a pedido do vereador Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), o substitutivo ao projeto de lei nº 87/2009, de autoria da vereadora Divina Bertalia, que autoriza a inclusão como atividade curricular, nas escolas da rede municipal, do ensino da história e da legislação do município de Americana.
O projeto de lei nº 121/2009, de autoria do vereador Dr. Antonio Carlos Sacilotto, que autoriza o Poder Executivo a conceder redução do IPTU a imóveis dotados de benfeitorias localizados no quadrilátero da Rua Carioba, foi adiado por doze dias a pedido do vereador autor.
Recebeu primeiro pedido de vista do vereador Reinaldo Chiconi o projeto de lei nº 123/2009, de autoria do vereador Oswaldo Nogueira, que propõe a afixação, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de placas indicativas de atendimento com a inscrição “Este hospital é 100% SUS. O Funcionamento ocorre pelo financiamento do seu imposto”.
Já o projeto de lei nº 145/2009, de autoria do vereador Valdecir Duzzi (PSDB), que propõe a criação do “Estúdio Municipal de Americana”, recebeu primeiro pedido de vista do vereador Capitão Crivelari.
Assessoria de Comunicação
Publicado em: 24 de setembro de 2009
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
16 de dezembro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram dois projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, um projeto...
16 de dezembro de 2025
A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (17) sessão solene de entrega do título “Ocorrências Destaque do Ano...
16 de dezembro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) reuniu-se, na sexta-feira (12), na prefeitura de Americana, com o prefeito Chico Sardelli...
16 de dezembro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando ao p...
16 de dezembro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informaç...
16 de dezembro de 2025
A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (15) sessão solene para o lançamento oficial do livro comemorativo...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site