0800- 7719701


Alunos da Escola Municipal Florestan Fernandes participam de sessão simulada do Câmara Jovem 2025



Cerca de sessenta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florestan Fernandes, do bairro Morada do Sol, simularam uma sessão simulada no papel de vereadores por um dia no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Os estudantes debateram questões enfrentadas no dia a dia e indicações de própria autoria durante a participação do projeto Câmara Jovem.

 

A sessão simulada foi a última etapa do programa. Ao longo do ano, os alunos aprenderam as diferenças entre os três poderes e o papel do vereador e receberam orientação dos coordenadores, professores e equipe técnica da Câmara para pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Lorenzo Tomazela Baptista (presidente), Kamila Rodrigues Pereira (primeira secretária) e Maynne Sofia Oliveira dos Santos (segunda secretária). Foram discutidas seis indicações.

 

Durante o uso da palavra o vereador Gualter Amador destacou as diferenças dos três poderes e como os vereadores podem colaborar com a cidade. “Nós atuamos como fiscalizadores do Poder Executivo, esse papel é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados da melhor maneira. A casa legislativa é de todo mundo e precisamos da participação de vocês para mudar o futuro da cidade”, disse Gualter.

 

O vereador Renan de Angelo (Podemos) afirmou que a educação tem o papel transformador na vida das crianças e que elas podem colaborar com a elaboração de melhorias para a cidade. “Todas as decisões tomadas pela Câmara interferem diretamente na vida de cada um, por isso é essencial que vocês acompanhem o trabalho de cada vereador”, comentou.

 

Thiago Brochi (PL) explicou que a união da população pode evitar que propostas que não sejam benéficas à população sejam aprovadas, bem como que melhorias possam se tornar realidade. “A força de vocês pode mudar o destino da cidade. Vocês precisam saber o que os vereadores vêm desenvolvendo em benefício da população”, concluiu.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Ao final, os vereadores mirins receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas pelos jovens parlamentares:

 

- A indicação de autoria do vereador João Francisco de Almeida da Silva, pedindo a construção de quadras poliesportivas e campos de futebol em diversos bairros da cidade, com aulas específicas para crianças com necessidades especiais, como portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com TDAH, síndrome de Down, entre outras, foi aprovada por unanimidade.

 

- A indicação de autoria do vereador Hyago Fuentes Coelho, pedindo patrulhamento e instalação de câmeras de monitoramentos em áreas com queimadas frequentes, foi aprovada por unanimidade.

 

- Indicação de autoria da vereadora Sophia de Souza de Melo, solicitando a realização de palestras sobre alimentação saudável nas escolas de Americana, foi aprovada com 10 votos favoráveis e cinco contrários.

 

- Indicação de autoria da vereadora Valentina Ferreira Giacomini, solicitando a contratação de guardas ambientais para a oferta de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente nas escolas da rede municipal, foi aprovada foi aprovada por unanimidade.

 

- Indicação de autoria do vereador Wender Fernando Martinez Filho pedindo a construção de mais dois centros cívicos pela cidade foi aprovada por unanimidade.

 

- Indicação de autoria do vereador Sophia de Souza de Melo, solicitando a instalação de lixeiras em ruas e praças da cidade e que a coleta de lixo seja feita cinco vezes por semana, foi aprovada por unanimidade.


Publicado em: 29 de outubro de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro