Alunos da EE Profª Maria José Mattos Gobbo participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 06 de maio de 2019

Selecione a Imagem

Cerca de noventa alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria José Mattos Gobbo, do bairro Vila Amorim, participaram nesta segunda-feira (6) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

 

As atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Cláudia Tainá dos Santos (presidente), Rebeca Carvalho Caires (primeira secretária) e Raíssa Ribeiro da Silva (segunda secretária). Foram discutidos três projeto de lei, dois requerimentos, uma moção e três indicações.

 

Antes da sessão simulada, os alunos já haviam participado de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania e do senso crítico, recebendo o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para pesquisas e elaboração das proposituras.

 

Os vereadores Alfredo Ondas (MDB), Odir Demarchi (PR) e Thiago Martins (PV) acompanharam a sessão e utilizaram a palavra para parabenizar os alunos pela participação.

 

As proposituras debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria da vereadora Ianca Maria Lopes que autoriza o Poder Executivo a proibir parcialmente o uso de fogos de artifícios no limite urbano do município e dá outras providências.

 

- Projeto de Lei de autoria da vereadora Loriane Andrade Benites que autoriza o Poder Executivo a regulamentar o plantio de árvores nas calçadas mediante orientação e autorização da Secretaria de Meio Ambiente.

 

- Projeto de Lei de autoria da vereadora Joice de Brito que dispõe sobre a ocupação de área pública para construção de Casa de Repouso para idosos.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Kaylane Evelin Correia Rocha que pede informações sobre o funcionamento das atividades de assistência médica e odontológica no posto médico da Vila Dainese.

 

- Requerimento de autoria do vereador Hugo Santos Ferraz que requer informações sobre a falta de água na cidade de Americana.

 

- Moção de Congratulações de autoria do vereador Giovani Trindade Santos com as coordenadoras do projeto Câmara Jovem e funcionários da Câmara Municipal.

 

- Indicação de autoria da vereadora Isabela Bonganhi que indica pintura das lombadas.

 

- Indicação de autoria da vereadora Cláudia Colque Mamani que indica a limpeza, reformas e reativação da EMEI Boré.

 

- Indicação de autoria de diversos vereadores que indica manutenção e reparo asfáltico em todas as ruas do bairro Vila Dainese.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas