0800- 7719701


Santarosa pede combate à pesca predatória, depois de percorrer o Rio Piracicaba



O combate e a fiscalização da pesca predatória é o principal alvo do requerimento do primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Jonas Santarosa (PT), e que vai ser apresentado e discutido pelos vereadores na sessão da Câmara desta quinta-feira (26).
Santarosa decidiu elaborar e protocolar o requerimento depois de participar do Ato Ecológico de descida do Rio Piracicaba promovido pelo Grude (Grupo de Defesa da Bacia do Rio Piracicaba), no final da semana passada, juntamente com mais 70 pessoas, entre elas o presidente da Câmara Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, e o segundo secretário Capitão Crivelari (PP).
A expedição percorreu todo o Rio Piracicaba, da nascente em Americana até a foz em Santa Maria da Serra. “Em toda a extensão do trajeto ouvi relatos e reclamações de vários pescadores devidamente regularizados e que fazem da pesca uma prática esportiva e de lazer. Segundo eles, é muito grande a ocorrência de pesca predatória não só no Piracicaba, mas também no Atibaia e no Jaguari”, relata Santarosa.
De acordo com os pescadores, os principais métodos ilegais utilizados são redes, tarrafas e chasco. “O chasco é particularmente cruel”, lembra Santarosa. A pesca com o chasco utiliza um fio de nylon, com vários anzóis, lançados em poços do rio. “Quando o pescador dá o tranco e puxa o fio, traz alguns peixes enganchados nos anzóis, mas muitos outros que conseguem escapar são rasgados e machucados pelos anzóis”.
Santarosa diz que o chasco é utilizado diariamente por pescadores ilegais no poço do Regata, em Carioba, na boca da comporta da Usina do Salto Grande, ambos no rio Atibaia, e nos poços da Pedra do Navio e Quebra-Popa, no Rio Jaguari.
“Para impedir essa modalidade de pesca predatória, este vereador vem mui respeitosamente requerer informações e uma análise de estudos dos pontos estratégicos junto à Polícia Militar Ambiental, colocando-se desde já à disposição para a intermediação junto à sociedade civil para a confecção de placas de sinalização instrutivas e proibitivas nos principais pontos de pesca do município de Americana e na região”, diz o vereador em seu requerimento.

Construção de desembarcadouros
Ainda com base na expedição organizada pelo Grude, Santarosa protocolou um segundo requerimento solicitando estudos, por parte da Prefeitura Municipal de Americana, para a construção de desembarcadouros ao longo do rio.
“Durante o percurso, pudemos verificar um enorme número de pescadores e embarcações existentes em Americana. Diante disso, consideramos que se faz necessária a construção de desembarcadouros para facilitar o acesso e a segurança destes nossos munícipes que utilizam as margens ou os rios Piracicaba e Jaguari para momentos de lazer com seus familiares”, argumenta Santarosa.

Moção de aplausos ao Grude
A expedição ecológica ao Rio Piracicaba gerou uma outra propositura, que também vai ser apresentada na próxima sessão da Câmara, esta de autoria conjunta de Santarosa, Kim e Crivelari. Trata-se de uma moção de aplauso ao Grude pela organização do Ato Ecológico.
Os vereadores historiam, na moção, todos os passos e o esforço que foi desenvolvido para colocar a expedição em marcha e relatam as principais observações feitas pelo grupo durante o trajeto. “Nós vereadores, componentes da atual Mesa Diretora da Câmara, participantes da expedição, não podemos de forma alguma deixar de registrar nos anais desta casa o magnífico esforço desta atuação”, diz a moção.


Publicado em: 25 de abril de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro