0800- 7719701


Professora Juliana pede informações sobre ações para prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero



 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre as ações realizadas pelo programa “Saúde da Mulher Paulista”, desenvolvido pelo governo do estado de São Paulo com o objetivo de priorizar as medidas de prevenção, tratamento e controle de câncer de mama e de colo de útero.

 

No documento, a parlamentar destaca que a prevenção e o tratamento dessas doenças são essenciais para garantir a qualidade de vida da população, sendo necessário que o poder público esteja preparado para receber e implementar programas de saúde que visem à prevenção e ao tratamento de doenças específicas.  “Esse programa tem a finalidade de promover o desenvolvimento de ações e serviços de prevenção e assistência integral à saúde da mulher no Estado”, diz Juliana.

 

A autora pergunta quais medidas a secretaria de Saúde está adotando para solicitar e receber ações do programa para ampliar serviços de saúde de prevenção e tratamento ao câncer de mama e de colo de útero; se o município tem buscado desenvolver estratégias intersetoriais específicas de busca ativa de mulheres com deficiência ou com dificuldade de acesso às ações de saúde; e qual é o fluxo de atendimento adotado em relação à realização de exames de mamografias em mulheres de quarenta a setenta anos e com histórico familiar de câncer de mama.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.


Publicado em: 14 de março de 2024

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro