0800- 7719701


Primeira audiência pública sobre transporte público conta com a participação de 100 pessoas



Cerca de 50 moradores e 40 alunos do Ciep São Jerônimo participaram, na noite de ontem (04/08), da primeira audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas, Meio Ambiente, Transporte e Comunicação da Câmara Municipal para discutir sugestões para a melhoria do transporte público de Americana. Mais oito reuniões serão realizadas nos bairros este mês, comandadas pelos vereadores Lurdinha Ginetti (PDT), presidente da Comissão, Jonas Santarosa (PT) e Paulo Chocolate (PFL), membros da mesma.
Foram distribuídos e recolhidos, após o preenchimento, um questionário que irá traçar o perfil do sistema de transporte coletivo da cidade e os principais anseios da população. A falta de abrigos nos pontos de ônibus, isenção das tarifas, demora entre um e outro, falta de linhas em alguns bairros e alto preço das passagens são as principais reivindicações colocadas.
Participaram também da audiência os vereadores Luciano Corrêa (PSDB) e Marco Antonio Alves Jorge, o “Kim” (PDT), além dos assessores técnicos Antonio Duarte Júnior (advogado) e Vitor Coelho (engenheiro). O secretário de Transportes e Sistema Viário, João Batista Biagioni, e o diretor Edson da Silva Pereira Barreto, também acompanharão as audiências do Legislativo.
A Comissão explanou sobre o sistema de transporte público de Curitiba e ouviu a população para atestar sobre as necessidades reais, que deverão ser consideradas pelos vereadores durante a votação do projeto do Executivo sobre o assunto.
Um abaixo-assinado com reivindicações de melhorias, com 2 mil assinaturas, foi entregue pelo presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Mário Covas, Ezequias Pereira de Carvalho, à comissão. “Estou aqui para fazer minha parte. Se os vereadores não quisessem ouvir a opinião do povo não estariam aqui”, disse.
Para Lurdinha, ações como essas atendem ao objetivo da comissão. “Transporte é qualidade de vida, esperamos contar com a participação popular. Que os moradores aproveitem essa oportunidade que estão tendo de mudar o que não está bom”, apelou.
Um morador da Vila Dainese, na região da Gruta, reclamou que os ônibus passam de hora em hora durante a semana, de duas em duas aos finais de semana e que o último ônibus passa somente às 21h45. Segundo os moradores, “não há linha de ônibus que dão acesso aos dois postos de saúde próximos, localizados no bairro Parque Gramado e Vila Santa Inês. Temos que pedir para os vizinhos”, explicou Clarindo Silva.
Um representante da Soable (Sociedade Amigos do Bairro Liberdade) apresentará reivindicações do bairro por escrito à comissão. Segundo ele, deve-se colocar dispositivos no projeto, que exijam das empresas o cumprimento das melhorias prometidas, como as coberturas nos pontos, acesso aos deficientes e a implantação de um “corujão” após às 23 horas, que circule por toda a cidade.
A próxima audiência acontecerá amanhã (05/08), a partir das 19 horas, na Escola Estadual Prof. Alcindo Soares Nascimento, no Jardim Paulistano. (segue em anexo agenda das audiências públicas)


Publicado em: 04 de agosto de 2005

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro