0800- 7719701


Portal: vereadores do Câmara “Melhor Idade” aprovam moção de repúdio



Cerca de 30 pessoas do Grupo Girassol da Melhor Idade participaram, na tarde desta quarta-feira (2), da última sessão simulada de 2009 do Projeto Câmara “Melhor Idade”. A Mesa Diretora da sessão realizada no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo foi composta por Maria Helena Verzignassi (presidente), Terezinha Martins Pontin (primeira secretária) e Neiva Penachione (segunda secretária). Após o encontro, houve a diplomação dos participantes pelo presidente Cauê Macris (PSDB).
O ponto de maior debate na sessão foi, novamente, o Portal “Princesa Tecelã”. Foi apresentada uma Moção de Repúdio ao portal, de autoria da vereadora Maria Antonieta Giordano Scarpim. “Ficou horrível aquele portal. Para melhorar aquilo lá é só passando um trator e fazendo tudo de novo”, afirmou a autora.
“Acho que deveriam ter feito um concurso para escolher o melhor projeto para o portal”, sugeriu Therezinha.“Agora vamos aguardar para ver o que as autoridades vão fazer. A Princesa Tecelã não merece aquilo”, completou Aparecida Gustineli.
Outros vereadores também se manifestaram favoráveis à moção, que critica o portal da entrada principal de Americana.
Proposituras
O primeiro item discutido pelos vereadores da Melhor Idade foi o projeto de lei que instituía a doação de viagens gratuitas de ônibus aos integrantes dos grupos de autoria das vereadoras Maria Helena Verzignassi e Neiva Penachione. O projeto foi aprovado por unanimidade.
“Acho que nós da melhor idade temos direito de ter lazer. Nós já trabalhamos muito e contribuímos muito, agora temos de aproveitarmos para passear e nos divertir”, disse Neiva.
“Nós precisamos desses ônibus. Americana está atrasada, pois outros municípios, como Limeira, Iracemápolis, São Paulo e tantos outros, disponibilizam ônibus para os grupos da melhor idade”, desabafou Maria Helena.
A vereadora Maria Aparecida Gustineli emendou: “Queremos ônibus, mas ônibus de boa qualidade e com motoristas responsáveis, pois vemos muitos ônibus por ai em péssimo estado”.
O segundo item discutido e aprovado por unanimidade foi o projeto de lei que cria a Faculdade Municipal da Melhor Idade de Americana, de autoria das vereadoras Maria Maroly de Oliveira e Therezinha Martins Pontin. As autoras ressaltaram a importância de uma faculdade para a melhor idade, “pois nunca é tarde para aprender”.
Therezinha aproveitou a discussão para relatar que já fez uma faculdade da Melhor Idade e que a experiência foi muito boa. “É muito bom, pois formamos um círculo de amizade com os outros alunos e professores. Sem contar que é uma oportunidade de aprimorarmos o conhecimento e transmitirmos o nosso”, ressaltou.
Além dos projetos, os vereadores discutiram e aprovaram três requerimentos, duas moções e três indicações. Estiveram presentes na sessão e utilizaram a palavra o presidente Cauê Macris (PSDB) e os vereadores Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) e Celso Zoppi (PT). Todos ressaltaram a importância da participação dos idosos no projeto e a contribuição que dão através das proposituras apresentadas e que poderão ser aproveitadas pelos vereadores.
Criado em 2009
Durante o ano de 2009, o projeto Câmara Melhor Idade atendeu mais de 500 pessoas de seis grupos de Americana, que participaram das sessões simuladas realizadas sempre no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, na Câmara Municipal.
Ainda na escola, os idosos foram orientados pela coordenadora pedagógica Célia Gobbo para a formatação dos projetos, requerimentos e moções, além de elegerem os vereadores para as sessões simuladas. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram melhorias para diversos setores da cidade, muitos deles direcionados aos bairros onde moram. “Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico do cidadão, que são educados para pensar no coletivo, incentivando o espírito da democracia”, salientou Célia.
Todas as sessões foram registradas pela TV Câmara e os grupos poderão assistir suas sessões dentro de seus encontros de rotina. Cada participante recebeu um manual pedagógico completo, com 48 páginas, explicando as funções de uma câmara municipal, a diferenciação dos poderes, atividades lúdicas educativas, a história da cidade e muito mais. Todo o conteúdo é contado pelos personagens que ilustram os projetos Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade.
Assessoria de Comunicação



Publicado em: 02 de dezembro de 2009

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro