0800- 7719701


Milionário e José Rico recebem títulos de cidadania na Câmara de Americana



A Câmara Municipal de Americana entregou nesta segunda-feira (26) dois títulos de cidadão americanense aos senhores Romeu Januário de Matos e José Alves dos Santos, da dupla sertaneja Milionário e José Rico, pelos relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PP).
Crivelari ressaltou a alegria e a honra em entregar os títulos à dupla. “Que dia feliz para a cidade de Americana por reconhecer essas pessoas que por aqui passaram e construíram a história da dupla”, afirmou. “Podemos dizer, com toda tranquilidade, que a dupla é um patrimônio da música brasileira”, disse o vereador. “É o mínimo que podemos fazer para reconhecer tudo o que vocês fizeram pelo nosso país”, acrescentou.
“Feliz daquele que tem história pra contar. O Milionário e eu temos muitas”, afirmou José Rico. Ele destacou a emoção em receber a homenagem, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância da família em sua vida. “Em 1975, cheguei em Americana e, desde o começo, já tive muito respeito, fui recebido com muito carinho”, lembrou o homenageado. “Hoje eu não me sinto apenas, mas sou realmente um cidadão americanense. Além de filho desta terra, de Americana, me sinto muito feliz”, disse.
Milionário teve problemas com o vôo que o traria para Americana e não conseguiu comparecer à solenidade. O homenageado foi representado por seu filho, Marcos Januário de Matos, que agradeceu pelo título recebido. “É uma honra representar meu pai nesta homenagem. Muito obrigado”, afirmou.
No final da solenidade, José Rico e o filho de Milionário improvisaram uma dupla e cantaram alguns sucessos da carreira dos homenageados. Depois, José Rico atendeu a todos que quiseram uma fotografia ou um autógrafo do ídolo da música sertaneja. Também participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal, Celso Zoppi (ambos do PT), Divina Bertalia, Marco Antonio Alves Jorge - Kim (ambos do PDT), Leonora do Postinho (PPS), Reinaldo Chiconi (PMDB) e Valdecir Duzzi (PSDB), além do presidente da Câmara, vereador Cauê Macris (PSDB), que presidiu a sessão.
História
Romeu Januário de Matos, conhecido artisticamente como Milionário, nasceu na cidade de Monte Santo (MG), no dia 9 de janeiro de 1940. Filho de Gidalino Januário de Matos e Maria Joana de Matos, residiu por alguns anos no Bairro São Jorge, em Nova Odessa, e, posteriormente transferiu residência para Americana.
José Alves dos Santos, conhecido artisticamente como José Rico, nasceu na cidade de São José do Belmonte (PE), no dia 20 de Julho de 1946. Filho de Pedro Alves dos Santos e Ana Maria de Jesus, residiu por muitos anos no bairro Santa Rosa e Vila Amorim, em Americana.
A carreira começou efetivamente em 1970, quando gravaram o primeiro álbum, “Matéria Paga”. “O início foi penoso, sem divulgação e nem trabalho de apoio. Mas eles não se fizeram de rogados, arregaçaram as mangas e partiram levando o disco de emissora em emissora, por conta própria. A gravação deste primeiro LP foi ‘fiada’, feita por empréstimo de um amigo de José Rico”, conta o vereador autor da homenagem. Crivelari ressaltou no projeto que a dupla sempre cita a cidade de Americana em shows, eventos, festas e entrevistas, principalmente quando perguntam sobre o início da trajetória artística de Milionário e José Rico.


Publicado em: 27 de outubro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro