0800- 7719701


Kim questiona Cetesb sobre mortandade de peixes na Represa do Salto Grande



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, elaborou hoje (16) requerimento questionando a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) sobre a mortandade de peixes ocorrida este final de semana na Represa do Salto Grande, nas proximidades da Praia Azul.
Kim quer saber da Cetesb se a causa da mortandade já foi diagnosticada e quais medidas foram tomadas para esclarecer e resolver o problema. “A denúncia foi encaminhada para nós por integrantes da Fundação Barco Escola da Natureza, que trabalha na represa, e imediatamente buscamos providências para esclarecer os fatos. Precisamos saber com urgência as causas da mortandade, inclusive para prevenir acidentes mais graves, já que a população da região ainda pesca e consome peixes da Salto Grande”, advertiu Kim.
A Associação Barco Escola informou que, no final da tarde de domingo, o pescador Valdir Fiorentino, observou uma grande quantidade de peixes da espécie corimbatá mortos descendo o rio Atibaia, na região do mini-pantanal, em Paulínia. O pescador informou que chegou a observar, só em um local, centenas de peixes mortos. “Alguns chegam a quatro quilos, mas todos eram de grande porte”, disse ele aos integrantes do Barco Escola.
Fiorentino afirmou ainda que, na semana passada, já havia observado mortandade de peixes da espécie mandi.
O presidente do Barco Escola, João Carlos Pinto, recebeu a denúncia e pediu, na manhã de hoje, para alguns voluntários, com auxílio de uma lancha, verificarem se era verdadeira. “Ao chegar à Praia Azul os voluntários observaram centenas de peixes mortos, a maioria de grande porte. É uma mortandade relativamente grande, mas independente da quantidade o fato nos preocupa, pois todos são peixes com mais de um quilo”, informou Carlos Pinto.
A denúncia foi encaminhada à presidência do Legislativo e também ao Ministério Publico do Meio Ambiente de Americana, à Polícia Militar Ambiental (Base de Americana), ao GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama (Guarda Municipal de Americana) e para Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de Paulínia.


Outras Notícias

Fique por dentro