0800- 7719701


Kim propõe espaço de exposição na Câmara para Núcleo de Artesanato do Projeto Empreender



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Marco Antonio Alves Jorge (PDT), o Kim, se reuniu hoje (26) com artesãos representantes do Núcleo de Artesanato do Projeto Empreender, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A consultora do Projeto Empreender, Lílian Roncoletta, afirmou que a principal dificuldade do núcleo, atualmente, é um espaço para expor e vender os produtos artesanais feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, filtros de café, jornais, vidros de conservas, entre outros. Kim fez várias sugestões aos artesãos, entre elas, a possibilidade desse espaço ser na recepção do novo prédio da Câmara de Americana.
“Teremos um espaço na parte de baixo do prédio para a comunidade utilizar com exposições de arte, por exemplo”, explicou o presidente. “Para isso, serão selecionadas organizações no município que merecem o apoio do Poder Público, como a cessão desse local”, complementou.
Em contrapartida, Kim propôs que o núcleo promova oficinas de artesanatos para a população que visitar o prédio e tiver interesse em aprender um novo trabalho. “Queremos que isso se multiplique, que outras pessoas despertem a sensibilidade para o artesanato. Pode ser uma grande oportunidade para a comunidade aprender um ofício e gerar renda”, argumentou Kim. O presidente também observou que em recente visita à Câmara Municipal de Belo Horizonte verificou que há no prédio uma galeria reservada para exposição de artesanatos.
Os representantes do núcleo ficaram entusiasmados com as sugestões do presidente e afirmaram que a proposta é realmente expandir o trabalho para outras pessoas, que poderão até fazer parte do grupo posteriormente. Os artesãos decidiram amadurecer a idéia com o restante do grupo levando as sugestões apresentadas. “Fazemos reuniões semanais e vamos discutir tudo o que foi falado aqui com os demais membros do núcleo”, informou Lílian.
Kim sugeriu que a próxima reunião seja feita com todos os vereadores porque, segundo ele, “esse projeto trará benefícios para toda a comunidade e é necessário o apoio de todos”.
Cooperlírios
Na reunião, Kim também sugeriu uma parceria entre o núcleo e a Cooperlírios – cooperativa de Americana que trabalha com o recolhimento e reciclagem de materiais. “Podemos pensar em uma maneira dos materiais utilizados na fabricação dos artesanatos serem separados pela Cooperlírios e vendidos por unidade, o que ajudaria os dois lados”.
Além disso, o presidente lembrou a necessidade de notas fiscais, em caso de grandes encomendas. “Se estamos pensando em expandir o trabalho, no Natal, por exemplo, vocês podem ter encomendas grandes”, avaliou Kim. Para isso, sugeriu uma parceria com a Cooperlírios que, trabalhando com materiais recicláveis também, poderia ceder a estrutura jurídica para o núcleo, e seria como uma cooperativa central. “Isso já acontece em projetos habitacionais e auxilia bastante quem está no começo”, explicou Kim.
Assim como as demais sugestões, uma possível parceria com a Cooperlírios ficou para ser avaliada pelo grupo em reunião com os demais membros.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 26 de junho de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro