0800- 7719701


Kim participa de avaliação do PAC e diz que Americana tem 16 projetos em condições de receber recursos federais



Dezesseis projetos das áreas de saneamento e habitação de Americana estão em condições técnicas para serem apresentados amanhã (26), em São Paulo, com o objetivo de pleitear os recursos que Governo Federal disponibilizará no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), informou hoje (25) o presidente da Câmara Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim.
Kim participou ontem, em São Paulo, da reunião de apresentação dos projetos que serão encaminhados ao PAC e que reuniu prefeitos, secretários e representantes do Legislativo de todos os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Na reunião de ontem, houve uma primeira apresentação e discussão técnica dos projetos que municípios do interior do Estado pretendem apresentar ao PAC”, disse Kim.
Kim é também coordenador da Câmara Temática de Habitação da RMC e vai à reunião de amanhã, em São Paulo, representando o município de Americana, a pedido do prefeito Erich Hetzl Júnior (PDT), que viajará para Brasília.
Hoje pela manhã, Kim reuniu-se com os diretores do Conselho Municipal de Habitação para trabalhar sobre os projetos desta área que serão apresentados em São Paulo. De acordo com ele, há uma exigência do Governo Federal sobre a consistência dos projetos que serão analisados. “Eles devem estar aprovados em todas as instâncias técnicas e têm que ter uma justificativa social forte. O PAC exige que já estejam na fase do projeto executivo, pois o Governo Federal garante que a liberação de recursos vai ser rápida e o objetivo é que as obras possam ser iniciadas imediatamente. Por isso, os municípios estão sendo orientados a fazer uma triagem cuidadosa, antes da apresentação final destes projetos”, relatou.
Na reunião de amanhã, os municípios farão a primeira apresentação formal de seus projetos aos representantes do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional de Habitação e de órgãos técnicos federais e estaduais ligados às áreas de saneamento e habitação. “Provavelmente, não serão aprovados todos os 16 projetos que Americana tem condições de apresentar. Mas há projetos de outros municípios, também em condições de aprovação, e que beneficiarão diretamente Americana, e que por isso também defendemos. Um exemplo é o da estação de tratamento de esgoto de Hortolândia que, ao entrar em funcionamento, reduzirá significativamente a poluição da Represa do Salto Grande”, avalia Kim.


Outras Notícias

Fique por dentro