0800- 7719701


Kim anuncia início de projeto inédito de informatização das comunicações entre Câmara e Prefeitura



A Câmara iniciou as gestões com a Prefeitura Municipal para dar início à implantação de um projeto inédito de informatização de todo o sistema de comunicação entre os poderes Legislativo e Executivo de Americana. A informação foi transmitida ontem (19) pelo presidente da Câmara, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, depois de reunião realizada com o prefeito Erich Hetzl Júnior (PDT), da qual participaram também os vereadores Jonas Santarosa (PT) e Capitão Crivelari (PP), respectivamente primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora.

Semanalmente, milhares de folhas de papel e um exaustivo trabalho burocrático são consumidos para a impressão, em mais de uma via, dos projetos de lei, requerimentos e indicações aprovados pelos vereadores e encaminhados para o Poder Executivo. As respostas às proposituras do Legislativo também são encaminhadas em folhas impressas, que são copiadas em alguns casos diversas vezes para serem distribuídas aos vereadores.

“O fim de quase todo este papel é o lixo. A tecnologia da informática hoje disponível pode simplificar imensamente todos estes procedimentos. É indispensável que nos modernizemos e utilizemos esta tecnologia. E, no final, com a economia de papel, a Natureza agradece”, justificou Kim.

Os integrantes da Mesa Diretora informaram desconhecer a existência de câmaras municipais que já implantaram este procedimento no País. “Entramos em contato com mais de dez câmaras paulistas e, em todas elas, o procedimento ainda é feito com o método tradicional, ou seja, cópias em papel. E isso incluindo duas grandes cidades, como Campinas e São Paulo, que devem gastar toneladas de papel por mês com estes procedimentos”, lembrou Kim.

Como se trata de uma iniciativa pioneira, alguns vereadores lembraram que ela pode não estar prevista na legislação, que foi regulamentada antes do advento e da popularização da Internet. “Já iniciamos estudos jurídicos e pretendemos iniciar os procedimentos com a transferência digital apenas das indicações, de forma a darmos tempo para afinar o sistema”, disse Kim.

A segurança do sistema será feita por uma senha eletrônica, com a qual cada vereador assinará a propositura. “Além de agilizarmos os trabalhos, poderemos ampliar as informações transmitidas ao Executivo anexando, por exemplo, fotos em algumas destas proposituras. Semanalmente, enviamos diversos pedidos de recapeamento de ruas, recuperação de buracos, podas de árvores e outras demandas do gênero para diversos setores da Prefeitura. Com fotos anexadas, os responsáveis terão condições de avaliar imediatamente as prioridades para a execução de serviços”, exemplificou ele.


Publicado em: 20 de junho de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro