0800- 7719701


Juninho Dias pede informações sobre oferta de tratamento para disfagia na rede pública de saúde de Americana



                                                                                                             

O vereador Juninho Dias (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana em que pede informações ao Poder Executivo sobre ações da prefeitura quanto a campanhas para informação e tratamento de disfagia.

 

No documento, o parlamentar explica que a doença se caracteriza pela alteração na deglutição, caracterizada pela dificuldade de levar alimento ou saliva da boca ao estômago. Se não houver um diagnóstico precoce e tratamento adequado, a disfagia pode levar à desnutrição, desidratação, pneumonia aspirativa e, em muitos casos, até a morte.

 

“Espero, através desse requerimento, movimentar esse assunto na cidade e pensar em alternativas para informar as pessoas sobre essa alteração e possibilitar que busquem tratamento através de ajuda médica”, diz Juninho.

 

O autor pergunta qual número de pacientes diagnosticados com a doença na cidade; quantos são acompanhados pela rede pública de saúde; qual a fila de espera e vagas disponibilizadas mensalmente para a especialidade de fonoaudiologia; quais procedimentos disponíveis para tratamento no município e via SIRESP; e sobre a previsão de realização de mutirões com expectativa de público-alvo.

 

O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.


Publicado em: 21 de março de 2024

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro