0800- 7719701


Conjuntos habitacionais populares de Americana já trazem a marca da questão ambiental, avalia Kim



Os projeto habitacionais populares que estão sendo construídos em Americana já trazem a marca da preocupação com o meio ambiente e servem de modelo nacional, segundo avaliação feita hoje (5) pelo presidente da Câmara Municipal, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, durante palestra “Políticas Habitacionais na Ótica Ambiental” proferida por ele no Brasil Eco Show, a 1ª Feira Internacional de Eco Arquitetura e Paisagismo, que ocorre no Pavilhão de Convenções da Fidam.
Kim, que é arquiteto com uma história marcante de atuação na área habitacional desde a década de 1970, lembrou que Americana sempre foi pioneira e inovadora na área de habitações populares. E que foi esta história que transformou o município hoje em uma das cidades com o menor índice de favelização do Brasil. “E agora, nos projetos habitacionais desenvolvidos hoje em nosso município, está claro que a questão social é importante, mas temos que buscar a maior sustentabilidade possível. Não podemos ficar por aí só gerando entulho e impermeabilizando o solo com as construções”, afirmou ele.
Kim citou como exemplo o projeto da Eco Casa, que foi apresentado durante o Brasil Eco Show. A Secretaria Municipal de Habitação e a Cooperteto (Cooperativa Nacional de Habitação), com sede em Americana, foram os responsáveis pela viabilização da montagem da Eco Casa na exposição. O sistema construtivo da Eco Casa é o mesmo que será empregado na edificação das habitações populares do “Mutirão Jardim da Mata”, já em fase de construção, e também em outros conjuntos habitacionais de Americana. O sistema emprega tecnologia de altíssima eficiência, com perda mínima de material.
A Eco Casa é equipada, ainda, com um coletor solar de baixo custo, desenvolvido para aquecimento de água em habitações populares, e com a caixa d´àgua vertical inventada por Kim para coleta e reuso da água da chuva. “Hoje, todos os projeto habitacionais em curso em Americana prevêem a utilização destes tipos de equipamentos”, lembrou ele.
O invento de Kim foi um dos seis projetos vencedores do Prêmio Philips de Simplicidade, disputado por concorrentes de todo o Brasil e em todas os segmentos e setores de atividade e anunciado no mês passado, em São Paulo. O equipamento já está em uso há três anos, em casas dos conjuntos habitacionais da Vila Bela e do Jardim Novo Horizonte, em Americana, e também vai equipar as casas do “Mutirão Jardim da Mata”.


Publicado em: 05 de junho de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro