0800- 7719701


Comitiva vai à Caixa Federal discutir repasses de verbas para habitação de interesse social



Uma comitiva de Americana esteve nesta quarta-feira (04) na superintendência da Caixa Econômica Federal, em Campinas, para tratar da liberação de verbas do Governo Federal que serão repassadas para o município e investidas na construção de moradias de interesse social e outros projetos de infraestrutura.
Participaram da reunião o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), a presidente da Cooperteto (Cooperativa Nacional de Habitação e Construção), Maria Inês Antoniolli, a associada da entidade, Sirlei Xavier e o diretor e funcionários da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Flávio Rogério Costa, Marcelo Franzin e Rose Mary Meneguini Viveira.
Segundo Kim, a comissão tratou da complementação de recursos para o término da construção das casas financiadas pelo Crédito Solidário, no bairro Novo Horizonte, que já estão na fase final da construção. “Os recursos serão utilizados para conclusão e complementação da obra, como muros de arrimo e divisas, itens que não foram contratados mas que se fazem necessários e essenciais”, explicou.
Também foi abordado na reunião um repasse de recursos financeiros para a construção de 33 casas, realização da rede de galerias pluviais e pavimentação de todo o loteamento Jardim da Mata. O repasse é oriundo do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e inicialmente seria destinado para construção de 120 unidades habitacionais no bairro, porém sofreu um pedido de alteração.
Kim informa que esses serviços são considerados prioritários pela comunidade, Administração Municipal e pela Cooperteto. “Essa reprogramação dos recursos teve uma sinalização favorável do Ministério das Cidades. Intermediamos pessoalmente o assunto, em Brasília, no próprio Ministério”, acrescentou.
Os documentos necessários para a reprogramação da verba já foram encaminhados pela Prefeitura de Americana e algumas exigências técnicas, como complementos da documentação, foram feitas pela Caixa Econômica Federal. Por isso, a comissão se reuniu com a equipe da gestora do valor.
"Essas exigências envolvem o DAE (Departamento de Água e Esgoto), Secretarias de Obras e Habitação e o próprio Gabinete do Prefeito, através do setor de convênios, e todos estão trabalhando nesta questão. Nós procuramos contribuir com o andamento deste processo, preocupados sempre com os prazos para utilização dos recursos federais”, complementou Kim.
Minha Casa, Minha Vida
Outro assunto que a comissão tratou na Superintendência da Caixa foi o projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Foi solicitada à instituição uma agilização no processo de repasse dos recursos para construção de aproximadamente 70 unidades habitacionais de interesse social na região da Praia Azul, em um novo projeto da Cooperteto, identificado como “Muro Azul”. Essas unidades visam atender as famílias de zero a três salários mínimos associadas à cooperativa e inscritos no programa de habitação da prefeitura. “O pedido já foi protocolado, mas com a greve houve um acumulo de trabalhos, por isso resolvemos pedir agilização no processo”, explica a presidente da Cooperteto, Maria Inês.
Portal de Americana
A polêmica questão sobre a construção do Portal da cidade, que tem como parte da arte duas esculturas despidas que seguram o arco de entrada da cidade, também foi tratada na reunião com os funcionários da Caixa Econômica Federal. O assunto foi abordado porque a obra é objeto de um investimento federal, repassado pela instituição financeira, e ainda se encontra em processo de andamento com o contrato aberto e valores a serem repassados.
“Existe um debate público envolvendo a sociedade, que às vezes fala até em demolição das esculturas, por isso é importante lembrar que toda alteração que por ventura acontecer deve passar pelo crivo do gestor dos recursos federais que é a Caixa”, alertou o vereador Kim.
O parlamentar lembra que é importante, antes da decisão, que sejam consideradas alternativas que não tragam consequências da devolução dos valores já repassados pelo Governo Federal, que até o momento acumula mais de R$ 350 mil, além da contrapartida do município.
A comitiva de Americana foi atendida na superintendência da Caixa Econômica Federal pelos funcionários Maria Celeste Piva, do Serviço Social, Dalton Siqueira Doná, Leandro Giamas Iafigliola e José Fernando, do setor de engenharia e pela representante da administração da instituição, Maria Luiza Soliani Leite.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 05 de novembro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro