0800- 7719701


Comissão do Lixo: vereadores se reúnem com empresas de processamento



A Comissão Especial de Acompanhamento dos processos, que abrangem o assunto do lixo em Americana, reuniu-se nesta quarta-feira (28) com os representantes das empresas de processamento para coletar informações referentes ao trabalho realizado por cada uma delas.
O objetivo da comissão é elaborar um estudo completo sobre os resíduos sólidos do município, abordando desde assuntos como a coleta, transporte e armazenamento, até coleta seletiva e lixo hospitalar. A comissão é presidida pelo vereador Odair Dias (PV) e tem como membros os vereadores Capitão Crivelari (PP), Adelino Leal (PT), Paulo Chocolate (PSC) e Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT).
Participaram da reunião as empresas Forty Construções e Engenharia Ltda., responsável pelo lixo doméstico, representada pelo procurador Valdo Buzuti, Transpolix Ambiental, responsável pela coleta seletiva, representada pelo supervisor Richard Simões Masucci e o diretor da Unidade de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal, Jair Molon. A empresa Silcon Ambiental, responsável pelo lixo hospitalar, também recebeu convite, mas justificou que não poderia comparecer, se colocando a disposição para participar de outro encontro.
Os parlamentares realizaram uma série de questionamentos às empresas sobre o processo licitatório, o contrato firmado com a administração municipal - incluindo valores, bem como a destinação destes resíduos, a quantidade e o custo por tonelada do lixo.
Ao diretor da ULP, os parlamentares questionaram sobre as atividades desenvolvidas pela unidade, abrangência da coleta e limpeza na cidade, contratos e fiscalização do trabalho realizado pelas empresas contratadas para processar o lixo.
O vereador Odair Dias agradeceu as empresas por terem atendido prontamente ao convite e avaliou como positivo o encontro. “Os dados obtidos nos darão respaldo para seguirmos com os trabalhos da comissão”, explicou.
Inicialmente, a comissão encaminhou documento à Prefeitura solicitando informações sobre os contratos para coleta e transporte dos resíduos na cidade, bem como a destinação destes resíduos e outros questionamentos que ainda não foram respondidos. “Mesmo com os esclarecimentos das empresas, a comissão ainda aguarda as respostas, já que estas informações são necessárias para definirmos as diretrizes dos trabalhos a serem desenvolvidos posteriormente”, destacou o presidente da comissão.
“É importante ouvirmos os prestadores de serviços e a administração para encaminharmos as próximas ações da comissão. Certamente esta reunião colaborou muito com os nossos trabalhos”, disse Kim.
O vereador Leal elogiou a comissão e ressaltou que “o caminho é este mesmo, temos que ouvir as duas partes para posteriormente emitir um relatório conclusivo que não prejudique ninguém, apenas relate o que realmente está acontecendo”.
Após esta etapa, a comissão se reunirá para avaliar os dados coletados e definir os próximos passos. Além dos membros da comissão, participaram da reunião o economista Newton Viana e o engenheiro Valdir Sacilotto, assessores técnicos da Casa.

Assessoria de Comunicação


Publicado em: 28 de outubro de 2009

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro