0800- 7719701


Câmara Jovem recebe mais de 1,5 mil crianças em 2009



Com a realização, nesta quarta-feira (21), da Sessão Simulada com alunos da 4º série do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Professor Jonas Correa Arruda Filho”, do bairro Vila Margarida, o projeto Câmara Jovem encerra sua primeira etapa em 2009. Ao todo, mais de 1.500 alunos de 14 escolas da rede estadual de ensino de Americana participaram das atividades realizadas no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, na Câmara Municipal.
Ainda na escola, os alunos foram orientados pela coordenadora pedagógica Célia Gobbo para a formatação dos projetos, requerimentos e moções, além de elegerem os vereadores mirins para as sessões simuladas. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram melhorias para diversos setores da cidade, muitos deles direcionados aos bairros onde moram. “Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, que são educados para pensar no coletivo, incentivando o espírito da democracia”, salientou Célia.
A Coordenadora Pedagógica da Escola “Jonas Correa”, Sabrina Neves, explica que foi um trabalho importante para o despertar da cidadania. “Foi muito enriquecedor para eles perceberem como funciona o Poder Legislativo e o processo político de nosso município. Espero que eles entendam o que está acontecendo e, a partir daí, que eles comecem a se interessar mais pela política e pelos problemas do município”, destacou.
O presidente da Câmara, Cauê Macris (PSDB), agradeceu aos professores que se envolveram e ajudaram no desenvolvimento do projeto. “O objetivo para o próximo ano é atender não somente as escolas estaduais como também ampliar para as escolas municipais e quem sabe também conseguir estender às universidades, para que cada vez mais a população possa vir à Câmara e conhecer o Legislativo”, declarou.
Em uma iniciativa inédita, as sessões foram registradas e transmitidas pela TV Câmara. Além disso, todos os vereadores mirins que participaram das sessões simuladas receberam transporte, lanche e certificados.
O vereador mirim Leonardo Aparecido Albanez, da Escola “Maura Arruda Guidolin”, declarou ter aprendido bastante com a experiência. “Eu já tinha uma idéia e a gente ensaiou antes na escola, então foi muito legal participar porque a gente fala dos problemas da cidade, que as crianças também vêem”, afirmou.
Assuntos debatidos
O tema mais discutido pelos vereadores mirins durante as sessões simuladas foi o meio ambiente. Entre as propostas, estão a implementação do sistema de coleta seletiva nos bairros, captação da água da chuva, campanhas de conscientização para que a população não jogue lixo nas ruas e nos rios, recuperação da Gruta Dainese, plantio de árvores e a despoluição dos rios que passam por Americana.
Em uma das sessões, o vereador mirin Felipe Santarosa, da Escola “Ary Menegatto”, ressaltou que é possível despoluir os rios. “Se todo mundo ajudar e não jogar mais lixo, um dia os nossos rios voltarão a ser limpos”, defendeu.
Além do meio ambiente, outros assuntos lembrados por muitas escolas que participaram das sessões simuladas foram segurança, trânsito e melhorias para os bairros, como a instalação de semáforos inteligentes em diversas ruas e avenidas, investimentos em iluminação pública, limpeza e preservação das vias e praças públicas, aumento do patrulhamento e construção de bases comunitárias de segurança nos bairros, além de projetos para a construção de coberturas nos pontos de ônibus da cidade.
A vereadora mirim Maiara Miranda da Silva, da Escola Estadual “Profª Maura Arruda Guidolin”, foi autora de um dos projetos solicitando as coberturas nos pontos de ônibus. “Com este projeto, a população não ficará exposta ao sol e à chuva e terá mais conforto enquanto espera pelo ônibus”, argumentou.
Os alunos discutiram ainda assuntos relacionados à Saúde e apresentaram projetos para a construção de novos postos de saúde nos bairros, melhoria no atendimento e contratação de mais médicos. “A cidade precisa de mais hospitais, postos de saúde, mais médicos e bem remunerados para atender melhor as pessoas que precisam”, explicou Mariana Heloísa Morelli, vereadora mirim da Escola Estadual “Marcelino Tombi”.
Na área da Educação, os alunos apresentaram projetos propondo a construção de bibliotecas públicas nos bairros e também a inclusão na grade curricular das disciplinas de educação civil e política.
A segunda etapa do projeto Câmara Jovem será realizada até o final de 2009, com a visita de outras escolas ao prédio do Legislativo.
Câmara Melhor Idade
A manutenção de vias públicas e a construção de centros integrados para idosos foram os principais assuntos debatidos pelos 210 participantes do projeto “Câmara Melhor Idade”. As sessões simuladas foram realizadas no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo” e contaram com a participação de quatro grupos de melhor idade: Novo Tempo, Sol Nascente, Vontade de Viver e Caminhando Juntos.
Durante os encontros, os vereadores da melhor idade debateram proposituras como projetos de lei, projetos de decreto legislativo, requerimentos, moções e indicações. A criação de centros integrados de cultura, saúde e lazer para a maior idade, com a finalidade de abrigar durante o dia os idosos que precisam de cuidados enquanto os integrantes da família trabalham, foi um dos assuntos mais abordados pelos grupos participantes das sessões simuladas.
Outro assunto destacado entre os vereadores da melhor idade foi a manutenção de calçadas e via públicas, que dificultam a passagem das pessoas. Alguns participantes deram depoimentos de acidentes ocorridos em calçadas em má estado de conservação.
O vereador da melhor idade José Silvino Sartori, do Grupo Sol Nascente, aprovou a iniciativa da Câmara na realização do projeto. “Eu achei excelente a experiência de participar, pois sentimos na pele o que os vereadores fazem aqui, além de ser uma oportunidade dos grupos da melhor idade exporem idéias e sugestões de melhorias para os bairros”, destacou José.
Avaliação dos Projetos
Todas as propostas apresentadas durante as sessões simuladas dos projetos Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade serão analisadas pelos membros da Comissão Extraordinária Permanente de Legislação Participativa, composta pelos vereadores Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Valdecir Duzzi (PSDB) e Celso Zoppi (PT).
De acordo com o vereador Kim, presidente da comissão, a intenção é acolher e aproveitar todo o material produzido em ambos os projetos, estudá-los, formatá-los e apresentá-los efetivamente como proposituras oficiais da Casa.
Kim salienta que a comissão irá recolher as propostas debatidas e analisá-las com o auxílio da Assessoria Técnica da Câmara, selecionando aquelas que não forem leis de competência federal, estadual ou do próprio Executivo Municipal, ou ainda leis que já existam no município.
Assessoria de Comunicação



Publicado em: 21 de outubro de 2009

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro