0800- 7719701


Câmara Jovem: alunos apresentam propostas para a Praia dos Namorados



Cerca de oitenta alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Hylda Pardo de Oliveira, da Praia dos Namorados, participaram nesta segunda-feira (05) de sessão simulada do Projeto Câmara Jovem no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. A Mesa Diretora foi composta por Flávio Henrique Druzian da Rocha (Presidente), Bruna Hillari de Moura da Silva (Primeira Secretária) e Larissa Simões (Segunda Secretária).
Três projetos de lei foram apresentados pelos vereadores mirins. O primeiro, que gerou mais discussão, dispunha sobre a implantação de rede de esgoto no Bairro Praia dos Namorados. O projeto foi aprovado por unanimidade.
A autora da proposta, Bruna Hillari de Moura da Silva, disse que o bairro necessita de rede de esgoto porque a população sofre com o mau cheiro das fossas. “Em tempo de chuva, as fossas transbordam e espalham sujeira por todo o bairro, sem contar o cheiro ruim”, afirmou.
“O esgoto a céu aberto causa doenças principalmente nas crianças que brincam nas ruas do bairro”, alertou a vereadora Victória Fernandes Perri. “A rede de esgoto fará com que a população economize o dinheiro gasto para pagar a limpeza das fossas que enchem rapidamente”, explicou Larissa Bertogna Sia.
O segundo projeto discutido e aprovado por unanimidade prevê a criação do Centro Esportivo e de Lazer no Bairro Praia dos Namorados. “O centro esportivo beneficiará todos os moradores do bairro, porque poderão praticar esportes e ter uma qualidade de vida melhor”, ressaltou o autor do projeto Victor Alexandre de Oliveira.
Para Ademir de Souza Júnior, “as crianças terão um espaço seguro para brincar e as crianças de rua praticarão esporte, deixando a marginalidade”, explicou.
Outro projeto discutido e aprovado institui o toque de recolher após as 23 horas aos menores de idade no município de Americana. O autor da propositura, Higor Araújo Bueno, defende que o toque de recolher ajudará na diminuição da violência no bairro. A aluna Larissa Simões é contrária à proposta. “Tem muita gente boa que circula a noite sem maldade pela cidade para passear e não é justo que elas sejam proibidas de sair”, concluiu.
Além dos projetos, três requerimentos, duas moções e duas indicações foram apresentadas e votadas pelos alunos.

Vereadores
O vereador Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT) utilizou a tribuna e elogiou a participação dos alunos. “É muito importante o debate e a discussão para o exercício da cidadania. Fico feliz em ver que nossas crianças estão preocupados com o futuro de nossa cidade”, disse.
Também participou da sessão o vereador Celso Zoppi (PT), que entregou os certificados aos vereadores mirins e informou que a professora Hylda, que dá nome a escola, foi sua professora de Geografia na sua época de colégio. “Fico feliz em ver as crianças da escola Hylda Pardo de Oliveira debatendo e discutindo assuntos tão importantes para o bairro e também para a cidade”, comentou.

O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Assessoria de Comunicação


Publicado em: 05 de outubro de 2009

Publicado por: Assessoriade Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro