0800- 7719701


Caixa Econômica “destrava burocracia” e assina contratos com famílias beneficiadas pelo Crédito Solidário



A Caixa Econômica Federal (CEF) finalmente assinou hoje (1) com as famílias de Americana beneficiadas pelo programa Crédito Solidário, do Governo Federal, os contratos de financiamento de moradias. Na Audiência Pública sobre o PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado), realizada pela Câmara Municipal, terça-feira (27), representantes das famílias pediram o apoio do Legislativo de Americana para “destravar a máquina burocrática” que provocara sucessivos adiamentos na assinatura dos contratos. As famílias iam realizar uma manifestação na Câmara, com apoio de organizações ligadas à moradia popular, mas suspenderam a iniciativa depois que a CEF comunicou que assinaria os contratos hoje.
O presidente da Câmara, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, que já formalizara o seu apoio às famílias, acompanhou a assinatura dos contratos, na agência central da Caixa em Americana.
“A assinatura dos contratos representa um importante passo na participação popular na gestão do dinheiro público, já que o dinheiro do Crédito Solidário é destinado diretamente à comunidade que vai gerir, por intermédio da cooperativa que a representa, todo o processo de aquisição do material e construção das moradias. É um processo importante de autogestão e acreditamos que Americana vai dar um exemplo de que a comunidade organizada pode sim participar da gestão do dinheiro público”, avaliou Kim.
As famílias de Americana foram beneficiadas pelo Crédito Solidário há quatro anos. Por causa das dificuldades burocráticas, apenas 25 das 160 famílias inicialmente beneficiadas conseguiram se manter até o final.
Durante o período, completaram a documentação diversas vezes, já que os papéis devem ser atualizados a cada seis meses. Desde de dezembro passado, quando a assinatura dos contratos e a liberação do dinheiro para a construção foi finalmente anunciada, a data da assinatura foi protelada sete vezes. Por isso as famílias estavam mobilizadas em busca de apoio para o que chamaram de “destravamento da burocracia”.


Publicado em: 01 de março de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro