0800- 7719701


Abujadi alerta para colapso regional nos transportes e Kim propõe Plano Diretor Metropolitano



O presidente da Câmara de Americana, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, defendeu sexta-feira (11), na reunião mensal do Parlamento Metropolitano, em Valinhos, a execução de um esforço conjunto dos municípios da região para a elaborar o Plano Diretor Metropolitano, que segundo ele o “único instrumento” capaz de acabar com as distorções e os conflitos de planejamento que ocorrem hoje entre os municípios já conurbados da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
“Quando olhamos os mapas dos planos diretores dos municípios, parece que nos limites das cidades existe apenas um vazio. Mas, na grande maioria dos casos, aqui na RMC, o que existe neste aparente vazio é a malha urbana do município vizinho, já conurbado”, avaliou Kim.
Diante disso, segundo Kim, a falta de um planejamento conjunto pode levar ao malogro muitos projetos dos planos diretores municipais. “Em uma cidade, por exemplo, planeja-se reservar a região limítrofe para área de preservação, lazer e loteamentos de chácaras. Mas na mesma região, na cidade vizinha, a área próxima fica destinada a indústrias. Isso acontece em todas as áreas de interesse comum, como saúde, transporte e segurança, porque não existe um planejamento comum e nem um diálogo formal entre os municípios acerca de seus planos diretores”, comparou ele.
O presidente da Câmara Municipal de Valinhos, João Moisés Abujadi, advertiu que existe o risco de um colapso regional iminente no setor de transportes, exatamente por causa da falta de um planejamento comum.
“Estamos ladeados por três grandes rodovias – a Anhanguera, a Bandeirantes e a Dom Pedro – e o crescimento regional, agravado por ações como a ampliação do Viracopos, começa a provocar uma explosão de demanda no setor de transportes. Ao mesmo tempo, decisões são tomadas em esferas superiores e impostas aos municípios. Algumas distorções graves já ocorrem, como é caso de Jaguariúna que está isolada das demais cidades da região pelos pedágios. Se as cidades não se unirem agora para criar um Plano Diretor Metropolitano para os transportes, corremos o risco de ver, entre outras coisas, uma multiplicação de pedágios e o caos no transporte regional”, advertiu Abujadi.
Kim, que é também coordenador da Câmara Temática de Habitação do Conselho da RMC, lembrou que os municípios brasileiros, por força da legislação federal, estão em fase de final de elaboração de seus planos diretores. “Este é o momento de discutirmos o Plano Diretor Metropolitano. E este (o Parlamento Metropolitano) é o foro adequado para iniciar este debate”, disse Kim.
O Parlamento Metropolitano reúne 19 presidentes das câmaras municipais da RMC, com o objetivo de debater e encontrar soluções para os problemas comuns dos municípios. Na reunião de sexta-feira, em Valinhos, foi discutido também o problema do trafico de drogas e da perturbação da ordem pública provocado pela proliferação das festas rave nas áreas rurais de cidades da região.


Publicado em: 14 de maio de 2007

Publicado por: Asessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro