0800- 7719701

FÓRUM PERMANENTE CONTRA AS DROGAS E ÁLCOOL: PREVENÇÃO, DIVULGAÇÃO E ASSISTÊNCIA FAMILIAR

 

 

Fale conosco: forumdrogasealcool@camara-americana.sp.gov.br 

 

 

 

1ª reunião do Fórum Contra das Drogas e Álcool: Prevenção, Divulgação e Assistência Familiar

 

26/06/2023 - 19h

Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo - Câmara Municipal de Americana

Tema:

  • Álcool e Drogas: Riscos do uso e a importância da prevenção

 

Veja como foi: Fórum de Mobilização contra Drogas e Álcool realiza primeira reunião na Câmara

 

 
 
Notícias
 
Fórum de Mobilização contra Drogas e Álcool realiza primeira reunião na Câmara
Câmara realiza primeira reunião do Fórum de Mobilização contra Drogas e Álcool nesta segunda
Pastor Miguel Pires se reúne com secretária-adjunta da Educação para discutir ações do Fórum sobre Álcool e Drogas
Pastor Miguel discute ações do poder público relacionadas ao Fórum Permanente sobre a Mobilização Contra as Drogas
Pastor Miguel propõe criação de Fórum Permanente sobre Mobilização contra Drogas e Álcool

 

  

O FÓRUM

 

O Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas e Álcool, Prevenção, Divulgação e Assistência Familiar foi instituído na Câmara pelo Decreto Legislativo nº 977/2022, de autoria do vereador Pastor Miguel Pires (Republicanos), e tem como objetivos:

 

 

I – reunir informações e dados quanto ao número de dependentes de drogas e álcool no Município;

 

II – discutir e fomentar debates, estudos e propostas legislativas, acompanhando e fiscalizando tais ações;

 

III – através de estudos, sugerir adequações e melhorias nos programas de prevenção, conscientização e combate ao uso de drogas e álcool;

 

IV – realizar audiências, reuniões e debates públicos sobre o tema;

 

V – realizar palestras com profissionais, voltadas à reestruturação familiar e acompanhamento biopsicossocial;

 

VI – acompanhar atividades realizadas por comunidades que auxiliam, assim como solicitar informações e dados acerca dos tratamentos e dependentes, prezando sempre pela proteção dos dados destes;

 

VII – produzir e divulgar informativos, utilizando da comunicação da Câmara Municipal, por meio de redes sociais e outros meios de comunicação, assim como ampliar a comunicação no ensino público e privado e estabelecimentos públicos sobre noções dos efeitos da droga, bem como as dificuldades encontradas posteriormente;

 

VIII – viabilizar através de estudos e discussões políticas públicas de outros municípios que se enquadrem ao Município de Americana;

 

IX – solicitar estudos a entidades, universidades e ao Poder Executivo Municipal;

 

X – fomentar o desenvolvimento de programas de esporte, cultura e lazer voltados aos dependentes, ex-dependentes e familiares;

 

XI – submeter periodicamente ao Poder Executivo Municipal os resultados e conclusões submetidos pelo Fórum.

 

Composição

 

O Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas e Álcool, Prevenção, Divulgação e Assistência Familiar é composto pelos seguintes membros:

 

I – vereador proponente e convidados;

 

II – representantes da Secretaria Municipal de Saúde entre psicólogo, psiquiatra, assistente social e outros;

 

III – representantes de comunidades que auxiliam no tratamento;

 

IV – representantes de grupos de apoio;

 

V – representante da Guarda Municipal de Americana (GAMA);

 

VI – representante do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) - Polícia Militar;

 

VII – representante do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas (COMAD);

 

VIII – representante do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).