0800- 7719701


Zoppi participa de eventos sobre direitos das pessoas com deficiência



O vereador Celso Zoppi (PT) participa nesta semana de dois eventos, nas cidades de Brasília e São Paulo, relacionados à luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Plano Nacional da Pessoa com Deficiência
Na quinta-feira (17), Zoppi participa no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento oficial do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência. A solenidade contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário e do secretário nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira.
O plano tem por objetivo atuar em benefício da pessoa com deficiência, melhorando o acesso destes cidadãos aos direitos básicos, como acesso ao mercado de trabalho e mobilidade urbana. As ações do programa estão distribuídas em três eixos temáticos: educação, saúde e proteção social, pretendendo diminuir gradativamente as dificuldades das pessoas com deficiência no Brasil, além de promover inserção no mercado de trabalho, a partir de programas de qualificação profissional.
“O lançamento desse plano vem concretizar uma etapa de luta do segmento das pessoas com deficiência, que tem buscado garantir os direitos dessa parcela da sociedade com vistas à inclusão e participação plena. O plano permitirá que diversos ministérios e outras instâncias de governo implementem as políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência”, afirma Zoppi.
Seminário internacional: celebrando os 30 anos do AIPD
Já na sexta-feira (18), o parlamentar participa em São Paulo de um painel dentro do seminário internacional “Celebrando os 30 anos do AIPD”, em comemoração aos 30 anos do Ano Internacional da Pessoa Deficiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981.
Realizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o seminário acontece nos dias 18 e 19 de novembro e reúne ativistas e especialistas em deficiência do Brasil e do Exterior para que compartilhem as memórias e histórias que marcaram esses 30 anos de lutas e conquistas, com o objetivo de homenagear os militantes pioneiros e estimular os novos ativistas a perseverarem na caminhada pela igualdade de direitos e a plena participação na sociedade.
Zoppi participará do painel “30 ativistas: 30 anos em 300 minutos”, que contará com depoimentos de pessoas que atuaram nos últimos trinta anos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Celebrar os trinta anos do Ano Internacional da Pessoa Deficiente leva-nos a uma reflexão sobre a história do segmento das pessoas com deficiências e suas conquistas nesse período. Seguramente, cada membro que deu sua contribuição para escrever essa história poderá mostrar que muitos avanços ocorreram. Porém, ainda é necessário conquistar muito mais”, avalia o vereador.
Para mais informações, acesse o site oficial do seminário: http://seminarioaipd.sedpcd.sp.gov.br/
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 16 de novembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro