0800- 7719701


Professor Padre Sergio recebe resposta a questionamentos sobre proliferação do mosquito Aedes aegypti



O vereador Professor Padre Sergio (PT) recebeu ofício da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Unidade de Vigilância Sanitária, em resposta a requerimento de sua autoria que questionou a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região do bairro São Manoel.

 

No documento, a secretaria informa que o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) tem um fluxo natural de trabalho anual conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. “São trabalhadas, concomitantemente, praticamente todas as áreas de planejamento do município na atividade de casa a casa com visitas, vistorias e orientações, visando eliminação de criadouros através da retirada ou tratamento com larvicidas, que é a mais eficiente forma de combate ao vetor, consequentemente mantendo controle das arboviroses, incluindo a região São Manoel”, afirma.

 

Ainda segundo a secretaria, em relação ao bairro São Manoel estão sendo realizadas visitas com o objetivo de orientar e até notificar nos casos necessários, para evitar proliferação do mosquito. “Em tais vistorias, bem como em atendimento de algumas demandas, foi verificada que a infestação de pernilongos mencionada trata-se na maioria das vezes de pernilongos comuns tipo Culex, e não do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Antonio Donizete Borges.

 

De acordo com o ofício, em 2016 foram constatados 1068 casos de dengue, um caso de Chikungunya (confirmação clínica) e cinco casos de Zika. Já em 2017, apenas dez casos de dengue e nenhum registro das demais doenças.

 

No requerimento, o vereador havia relatado ter sido procurado por moradores do bairro que questionaram a proliferação do mosquito na região. Padre Sergio havia questionado quais providências a prefeitura tomaria para coibir o problema de saúde pública na cidade.


Publicado em: 07 de novembro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro