Alunos da EE Monsenhor Magi participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 17 de maio de 2019

Cerca de trinta alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monsenhor Nazareno Magi, do bairro Jardim São Paulo, participaram nesta sexta-feira (17) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

As atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Cauê Pazotto Bellan (presidente), Vítor Henrique Antiqueira (primeiro secretário) e Kayky Fornaciari Felisberto (segundo secretário). Foram discutidos dois projetos de lei, dois requerimentos, duas moções e três indicações.

Antes da sessão simulada, os alunos já haviam participado de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania e do senso crítico, recebendo o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para pesquisas e elaboração das proposituras.

Os vereadores Geraldo Fanali (PRP), Renato Martins (PDT), Thiago Brochi (PSDB) e Thiago Martins (PV) acompanharam a sessão e utilizaram a palavra para parabenizar os alunos pela participação.

As proposituras debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

- Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir melhorias da Fiscalização para a prevenção de desperdício de água.

- Projeto de Lei que autoriza a Implantação de Aparelhos (dispositivos) facilitadores de aviso à Polícia em localidades com maior índice de risco e ameaça à segurança pública.

- Requerimento de autoria da vereadora Kaylane Evelin Correia Rocha que pede informações sobre o funcionamento das atividades de assistência médica e odontológica no posto médico da Vila Dainese.

- Requerimento solicitando informação acerca de utilização de terreno da Prefeitura.

- Moção Aplausos à Professora da Escola Estadual Monsenhor Magi, Jéssica Cristina de Andrade por seus ensinamentos quanto aos conhecimentos de História aos alunos da respectiva escola..

- Moção de Congratulações ao Senhor Manoel Maranata.

- Indica a colocação de rampas para deficientes físicos na calçada da Avenida 09 de Julho e nas demais localidades do centro da cidade de Americana.

- Indica a manutenção na Praça da Cidade Jardim (Praça Oscar Inácio Souza).

- Indica a colocação de lombo faixa ou semáforo na Rua dos Girassóis, próximo ao número 332, Cidade Jardim II – Americana.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Categoria: Câmara Jovem