Vagner Malheiros cobra ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue

Publicado em: 07 de maio de 2019

Selecione a Imagem

O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre as ações para controle da proliferação do mosquito da dengue desenvolvidas pela prefeitura de Americana.

 

No documento, o parlamentar afirma que o aumento do número de casos de dengue na cidade tem assustado a população e gerado uma sensação de vulnerabilidade. Segundo dados divulgados pela prefeitura, o total de moradores infectados já havia ultrapassado os 1200 no final de abril. “A cidade está em epidemia. O total representa alta de 44,8% no comparativo com os 850 casos somados até dia 22, e o governo municipal ainda indica 459 notificações da doença à espera de análises pelo Instituto Adolfo Lutz”, comenta.

 

Malheiros destaca que o número representa a maior incidência de casos em quatro anos e fica atrás apenas de 2015, quando foram registrados 7,3 mil. “Sabemos que essa situação tem relação com a falta de ações e cuidados básicos do próprio cidadão, mas não se pode atribuir somente a ele a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Cabe ao município, através de ações eficazes como campanhas de operação cata treco, orientação, esclarecimento e principalmente um enfrentamento rápido diante da situação para garantir que o problema não se alastre ainda mais”, acrescenta.

 

No requerimento, Malheiros pergunta se existe algum cronograma de visitas a serem realizadas em residências e estabelecimentos comerciais, se na fiscalização o agente possui uma lista de verificação em locais ou pontos estratégicos e quais medidas são tomadas e quais providências podem ser adotadas para impedir a proliferação do mosquito.

 

Questiona, ainda, quais outras ações têm sido realizadas no município além do programa de visitação, se foi realizada aplicação de veneno nos bairros, se a operação “cata treco” está em atividade e quais os valores investidos pelo Executivo no combate à dengue.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9).


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Vagner Malheiros

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas