Câmara homenageia Thaís Rillo e Zélia Cristina Lazaretti em sessão solene


A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (30) sessão solene de entrega de título de cidadã emérita à senhora Thaís Rillo Andrade e medalha de mérito “Hebert de Souza – Betinho” a Zélia Cristina Silva Lazaretti, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Valdecir Duzzi (PSDB), aprovado por unanimidade em sessão ordinária.
Thaís Rillo Andrade
Thais Rillo Andrade nasceu na cidade de Americana, em 17 de março de 1961, filha de Tarcísio Andrade e Theresinha Rillo Andrade, foi a sexta de sete irmãos. Estudou no Instituto de Educação Presidente Kennedy, sempre participando de atividades culturais da instituição.
Colaboradora ativa no Clube de Mães do Bairro Antônio Zanaga, desenvolveu vários trabalhos na região. Em seu primeiro trabalho atuou como secretária do Dr. Newton Worscheck. De 1978 a 1980 na Radiologia Sidney de Souza Almeida, sendo transferida para a radiologia da Clínica São Lucas.
Aprovada em 3º lugar em concurso público estadual do Poder Judiciário foi logo indicada pelo Promotor de Justiça da 1ª Vara Cível, Dr. Marcio Schneider Reis, a ser a representante da Promotoria Pública na constituição do primeiro Fundo Social de Solidariedade de Americana. No primeiro ano recebeu agradecimentos especiais da Sra. Clarice Guizzo Meneghel pelo grande número de sacolinhas/presentes destinadas às crianças carentes.
Funcionária Pública Municipal há 27 anos, prestou serviços a DECET, ao Ministério do Trabalho e ao Ministério do Exército, quando recebeu do Comando Militar do Sudeste “Elogio” – documento raramente oferecido a funcionários civis.
Iniciou seus trabalhos artísticos em 1985, quando ingressou como coordenadora de atividades culturais no Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Turismo na cidade de Americana. Há 10 anos assumiu na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a função de supervisora de eventos junto a Escola Municipal de Música "Heitor Villa-Lobos", Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e Banda Municipal "Monsenhor Nazareno Maggi".
Zélia Cristina da Silva Lazaretti
Zélia Cristina da Silva Lazaretti nasceu na cidade de Porto Ferreira, estado de São Paulo, em 1966. Filha de Zélia e Geraldo Gonzaga Silva e casada com Roberto Luís Bressane Lazaretti.
No período escolar realizava ações dentro da escola para pintura das paredes, ornamentação do pátio com vasos e flores e se doava na arrecadação de prendas e festas em prol do grupo. Nos lugares onde trabalhou sempre liderou campanhas de arrecadação; de alimentos, fraldas, roupas, brinquedos entre outros. Destinando-os aos grupos de Melhor Idade, Asilos, Orfanatos, favelas entre outros. Como educadora pode realizar pequenos feitos suprindo as necessidades de alunos e famílias necessitadas. Sempre acreditou na força de sua história e cada vez mais aliava essa verdade ao seu trabalho até tornar-se uma referência na Arte de Encantar através de Contos e Histórias.
Seu esforço culminou no convite para coordenar o projeto Casa do Conto. Muitas são as palestras e workshops ensinando sua arte como voluntária em hospitais, igrejas, pastorais, ONGs e organizações diversas.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade. 
Assessoria de Comunicação