Chiconi participa de reunião do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC


Visualize fotos

O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) participou na segunda-feira (12) da segunda reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas do Exercício de 2012.
A reunião aconteceu na sede do consórcio, em Nova Odessa. Além de Chiconi, que é presidente do conselho fiscal, participaram o prefeito de Sumaré e presidente do consórcio, José Antonio Bachim (PT), o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT) e o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Mário Heins (PDT), além dos representantes das prefeituras de Americana, Anderson Eyer, Elias Fausto, Marcelo Ozawa, e Monte Mor, Letícia Maria Cabral.
Durante a reunião foram debatidos os estudos desenvolvidos pelos técnicos das cidades consorciadas com relação à remodelação do Termo de Referência dos Resíduos Sólidos Urbanos, em virtude das discussões técnicas e das tecnologias apresentadas.
Os representantes discutiram sobre a participação do consórcio na chamada pública “Boas Práticas de Gestão Ambiental Urbana”, que será realizada em Brasília. Na ocasião, serão apresentados trabalhos dos demais consórcios e cidades brasileiras. Ficou decidida também a contratação de uma empresa para confecção do Plano de Resíduos Sólidos para a região do consórcio.
“Tivemos também a apresentação das vantagens e das desvantagens com relação à implantação da usina de processamento de resíduos sólidos na região, que é fundamental. Acredito que está havendo um avanço por parte dos técnicos das cidades. Este é um ponto positivo, e fico muito satisfeito, pois lutamos pela sua instalação desde 2007”, apontou Chiconi.
Ao final do encontro, o presidente do consórcio, José Antonio Bachim, informou que foi aprovada a carta consulta enviada ao Ministério das Cidades, que solicitou recursos para as licitações de contratação de empresas de consultoria. “A partir dessa aprovação, poderemos desenvolver os estudos necessários sobre o assunto, principalmente quanto à coleta seletiva dos municípios, assim como a vinda de recursos financeiros para a sua real implantação”, afirmou Bachim.
A próxima reunião do conselho acontece no dia 16 de abril, às 8h30.
Consórcio
O Consórcio do Lixo, como é conhecido, foi instituído em 2007 com o objetivo de reduzir custos da destinação final dos resíduos sólidos (lixo) das cidades, trabalhando em favor do meio ambiente e contribuindo com os projetos de reciclagem e geração de renda. Fazem parte do consórcio as cidades de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação