O vereador Lucas Leoncine (PSD) recebeu um ofício da secretaria municipal de Saúde em resposta ao requerimento nº 540/2026, no qual solicitou informações detalhadas sobre os serviços prestados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal e em instituições conveniadas.
De acordo com os dados apresentados, Americana assiste atualmente 154 crianças com o diagnóstico de TEA com recursos ou gestão municipal. Desse total, 56 pacientes realizam acompanhamento multidisciplinar de forma direta no Espaço TEA/Núcleo de Especialidades, enquanto 98 crianças recebem a Terapia ABA na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por meio de determinações judiciais.
A resposta também detalhou os custos médios mensais para a manutenção dos serviços nos primeiros quatro meses de 2026. A equipe multidisciplinar que atua no Espaço TEA, contratada via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismetro), demandou um investimento médio de R$ 79.557,75 por mês. Já o custo médio dos atendimentos realizados por meio do contrato com a empresa conveniada (Apae) foi de R$ 381.552,62 mensais.
A secretaria de Saúde confirmou que, atualmente, 269 pacientes aguardam na fila para a avaliação especializada inicial, com um tempo médio de espera de 11 meses. Essa avaliação é a etapa obrigatória para a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS). Uma vez elaborado o PTS, o paciente é inserido imediatamente nas agendas dos profissionais, não havendo fila para o início das terapias.
Ainda segundo a secretaria, a prefeitura recebeu oito mandados judiciais pleiteando atendimento em 2026 e informou que 100% desses pedidos foram deferidos pelo Poder Judiciário, estando se em fase de cumprimento ou atendimento.
“O acesso à informação oficial é a base para o nosso trabalho de fiscalização. Os números revelam que temos um corpo técnico qualificado, mas a demanda de 269 crianças aguardando quase um ano por uma avaliação inicial é uma questão urgente que precisa ser enfrentada pelo município. O alto custo da via judicial também demonstra que a ampliação do serviço próprio é o melhor caminho. Com esses dados em mãos, nosso mandato continuará cobrando do Executivo um planejamento estratégico e financeiro para reduzir esse tempo de espera, garantindo acolhimento e tratamento adequado no tempo certo para as nossas famílias”, avaliou Leoncine.