Professora Juliana pede melhorias no sistema tributário municipal de taxa de coleta e remoção do lixo


Visualize fotos

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando ao Poder Executivo a realização de estudos visando aprimorar o sistema tributário municipal e adequar a cobrança da taxa de coleta e remoção do lixo.

 

No documento, a parlamentar afirma que moradores de diversos bairros manifestaram insatisfação com o sistema de cálculo e cobrança da taxa. “A revisão do sistema tributário municipal, especificamente no que tange a essa taxa, é uma adequação técnica que visa garantir que o serviço de limpeza urbana seja melhorado para não onerar o contribuinte. Precisamos de um modelo que considere a realidade do descarte e que recompense quem ajuda a cidade a ser mais sustentável”, comenta.

 

Professora Juliana afirma que proprietários de pequenos imóveis, pessoas que vivem sozinhas ou famílias que separam recicláveis pagam valores similares ou proporcionalmente altos em comparação a grandes geradores de resíduos residenciais ou comerciais, uma vez que a taxa de lixo em Americana não considera o volume real de lixo produzido. "A taxa de lixo precisa ser justa: proporcional ao impacto ambiental. Não faz sentido penalizar quem separa o lixo e mora sozinho com custos altos que deveriam ser dos grandes geradores. Cobrar o mesmo de quem cuida do meio ambiente e de quem gera grandes volumes sem critério é um desestímulo à reciclagem e um peso injusto no bolso do trabalhador. Quem produz menos, deve pagar menos", conclui.

 

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (10) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação