O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à prefeitura informações sobre planejamento, critérios e viabilidade de implantação de sistemas de videomonitoramento em áreas públicas com histórico de vandalismo, furtos de fiação e descarte irregular de resíduos.
No documento o parlamentar cita casos recentes de furtos a uma escola municipal, empresas da cidade e fiação de semáforos na Avenida Iacanga como ponto de atenção para a ampliação do videomonitoramento com o objetivo de coibir tais delitos.
“Embora Americana possua estrutura consolidada de videomonitoramento voltada majoritariamente ao controle de fluxos viários e às entradas e saídas do município, a denominada Muralha Digital, verifica-se que esse modelo não se destina, de forma direta, ao monitoramento contínuo de microterritórios urbanos – como praças, logradouros, áreas verdes – e pontos conhecidos por reincidência de ilícitos ambientais e atos de vandalismo”, comenta Mizzoni.
O autor pergunta se a administração municipal possui planejamento para instalar mais dispositivos em áreas recorrente vandalismo, furto de fiação, depredação de equipamentos urbanos ou descarte irregular de resíduos; quais são os critérios e diretrizes para a instalação de câmeras em locais públicos da cidade; e se existe avaliação técnica para a utilização de câmeras de cobertura ampla, como sistemas 360°, como instrumento de prevenção, redução de reincidência e economia com manutenção e reparos de equipamentos públicos.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (27). Se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação