Leoncine pede informações sobre sistema de recarga de passagens no transporte coletivo de Americana


Visualize fotos

 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre o sistema de recarga do passe escolar e de outros bilhetes do transporte coletivo municipal.

 

No documento, o parlamentar explica que a iniciativa foi motivada por um relato de uma moradora da Praia Azul que esperou por cerca de 50 minutos para recarregar o cartão escolar de seu filho no Terminal Urbano, devido à inoperância do sistema. Segundo ela, não há outros pontos de recarga e que os guichês apresentam problemas de sistema intermitentes. “Precisamos garantir que haja mais pontos de recarga, tanto físicos quanto digitais, e que o sistema seja robusto e transparente para evitar esses transtornos. A prefeitura deve nos informar quais ações concretas serão tomadas para resolver esse problema”, aponta.

 

No documento, o vereador questiona se a prefeitura tem conhecimento das reclamações sobre a ineficiência no sistema de recarga dos cartões de todas as modalidades; quais providências foram adotadas; se há previsão para expansão desses meios; e sobre a clareza dos avisos públicos para sugestões e reclamações.

 

Ainda no requerimento, Leoncine também pergunta sobre a disponibilidade de Wi-Fi público no terminal para que os usuários possam tentar a recarga eletrônica em caso de falha do guichê. “A ampliação dos meios eletrônicos de recarga, como PIX e plataformas online, que já solicitei, é fundamental para acabar com a dependência de guichês físicos que constantemente falham”, conclui.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (2). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.