O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações de prevenção e combate à dengue no município de Americana.
No documento o vereador relata que, durante o ano de 2025, Americana apresentou um número expressivo de casos confirmados de dengue, conforme dados oficialmente divulgados por meio da secretaria de Saúde. De acordo com a última atualização da página no site da prefeitura destinada ao monitoramento dos casos no município, de 18/09/2025, foram registrados 8.975 casos confirmados e 29 óbitos.
“A dengue tem se mostrado uma enfermidade de impacto crescente em nosso município, exigindo planejamento estratégico, organização e ação contínua e não apenas respostas emergenciais após o problema já instalado. A história recente mostra que a falta de antecipação, somada à insuficiência de ações de controle do vetor, resulta em aumento de internações, sobrecarga das unidades de saúde e risco ampliado à vida dos moradores”, ressalta Jean.
O autor pergunta qual o planejamento detalhado da prefeitura para o combate à dengue em 2026; se já foi concluído o mapeamento dos bairros com maior incidência de focos do Aedes Aegypti; se existe um cronograma oficial com as datas de ações de combate por bairro, contemplando mutirões, visitas domiciliares, arrastões e inspeções em pontos estratégicos; quais bairros foram classificados como áreas de risco elevado para surto de dengue em 2026; e se a prefeitura irá disponibilizar relatórios mensais por bairro, contendo evolução dos casos, ações executadas e resultados obtidos no combate à dengue.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (25). Se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.