Leoncine propõe emendas impositivas para farmácia na UBS do Jardim Ipiranga e reforma da praça de esportes da Vila Jones


Visualize fotos

 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou quatro emendas ao projeto de lei nº 137/2025 com indicações de destinação de recursos através de emendas impositivas do orçamento municipal para as áreas de saúde, esporte e cultura. As emendas apresentadas pelo parlamentar somam um total de R$ 226.736,84 para execução obrigatória no próximo ano.

 

O parlamentar destacou a importância das emendas para área da saúde, com a destinação de R$113 mil reais para instalação de farmácia pública na Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Chagas, localizada no Jardim Ipiranga, e para ações de saúde na Associação Ecumênica de Promoção Humana, Inclusão e Valorização de Americana (Aephiva). “A farmácia é uma reivindicação justa dos moradores da região do Ipiranga, pois são idosos em sua maioria e acabam sendo obrigados a se deslocarem para regiões mais afastadas; oferecer a medicação no posto é fundamental para o sucesso do tratamento de saúde”, diz.

 

Outras três emendas foram apresentadas por Leoncine nas áreas de esporte e cultura: compra de materiais esportivos para os projetos sociais desenvolvidos pela AGRA (Associação de Ginástica Rítmica de Americana); manutenção e reforma da Praça de Esportes Gilberto Cremasco, da Vila Jones; e para custeio de evento cultural em praça pública.

 

“Além da destinação para reforçar os serviços de saúde, entendo ser fundamental garantirmos espaços públicos e programas voltados ao esporte e à cultura, pois é uma forma de incentivarmos a qualidade de vida em todas as idades e termos espaços de convivência comunitária e em família”, conclui o vereador.

 

As emendas impositivas são ações sugeridas pelos vereadores que devem constar no orçamento municipal. De acordo com a Lei Orgânica, 0,3% da receita corrente líquida do orçamento do município deverá ser aplicada nas indicações feitas pelos parlamentares. Metade deste montante – ou 0,15% do orçamento – deverá obrigatoriamente ser destinada a ações e serviços públicos de saúde.