Cerca de 20 alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Americana participaram do projeto Câmara Jovem da Câmara Municipal de Americana nesta sexta-feira (17). Os estudantes da escola localizada no bairro Conserva simularam uma sessão ordinária, debatendo questões cotidiano, projetos de lei e indicações de própria autoria no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
A sessão simulada foi a última etapa do projeto. Ao longo do ano, os alunos aprenderam as diferenças entre os três poderes e o papel do vereador e receberam orientação dos coordenadores, professores e equipe técnica da Câmara para pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Rafaela Mendes Camargo (presidente), Paulo Sérgio da Silva Filho (primeiro secretário) e Lucas Vilas Boas Galdino (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei e uma indicação.
Estiveram presentes durante a atividade os vereadores Fernando da Farmácia (PSD), Gutão do Lanche (Agir), Jean Mizzoni (Agir), Professora Juliana (PT), Renan de Angelo (Podemos), Talitha de Nadai (PDT) e Thiago Brochi (PL).
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Ao final, os vereadores mirins receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas pelos jovens parlamentares:
- Projeto de lei de autoria das vereadoras Ana Julia Martins Valero, Rafaela Mendes Carvalho e Stella Guidolin e que dispõe sobre a obrigatoriedade de compensação ambiental por meio de plantio de árvores, proporcional ao número de moradores por residência, e estabelece incentivos tributários e penalidades, foi aprovado por unanimidade.
- Projeto de lei de autoria das vereadoras Ana Julia Martins Valero, Rafaela Mendes Carvalho e Stella Guidolin, que cria a prática anual de dispersão de sementes nativas por meio de “seed bombs” em áreas de reflorestamento e em trechos de terrenos adjacentes e rodovias e estradas, incentivando a participação de escolas e a conscientização ambiental foi aprovado por unanimidade.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Ana Julia Martins Valero, Rafaela Mendes Carvalho e Stella Guidolin, que dispões sobre a obrigatoriedade de os motoristas do transporte coletivo urbano permitirem o desembarque de mulheres, após as 22h, em locais que não sejam pontos de parada obrigatória, quando solicitado, foi aprovada foi aprovado por unanimidade.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Felipe Silva Fontinele, Paulo Sérgio da Silva Filho e Théo Cardoso, que cria o “Programa Municipal Fome Zero” e o “Banco Municipal de Alimentos Inteligente” em Americana foi aprovado por unanimidade.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Felipe Silva Fontinele, Paulo Sérgio da Silva Filho e Théo Cardoso, que cria o “Programa Municipal Energia Verde nas Escolas” no município de Americana, foi aprovado por unanimidade.
- Indicação de autoria dos vereadores Felipe Silva Fontinele, Paulo Sérgio da Silva Filho e Théo Cardoso, solicitando construção de uma quadra poliesportiva municipal coberta e monitorada, foi aprovada por unanimidade.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação