O vereador Dr. Wagner Rovina (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a situação estrutural e as ações de manutenção preventiva em pontes e viadutos de responsabilidade do município.
No documento, o parlamentar destaca que a conservação dessas estruturas é essencial para garantir a segurança da população, o escoamento adequado do tráfego e a prevenção de acidentes. “A segurança viária precisa ser tratada como prioridade. Pontes e viadutos sem manutenção adequada representam risco real à população. Queremos saber qual é a situação dessas estruturas em Americana e quais medidas estão sendo tomadas para garantir a integridade delas”, afirmou Dr. Rovina.
O autor questiona quantas pontes e viadutos estão sob responsabilidade do município; se existem laudos técnicos ou relatórios recentes de vistoria; qual a periodicidade adotada para manutenções preventivas; se houve registros de ocorrências de risco, interdições ou reparos emergenciais nos últimos cinco anos; e se há planejamento para obras de recuperação ou modernização dessas estruturas em 2025.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (30) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.