Projeto Câmara Jovem 2025 recebe alunos do Colégio Politec para sessão simulada


Visualize fotos

Cerca de cinquenta alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Politec, do bairro Residencial Nardini, visitaram nesta quinta-feira (25) a Câmara Municipal de Americana para participarem do projeto Câmara Jovem. Os estudantes simularam uma sessão ordinária da Câmara e atuaram como vereadores por um dia, debatendo projetos de lei e indicações de própria autoria no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

 

A sessão simulada foi a última etapa do projeto. Ao longo do ano, os alunos aprenderam as diferenças entre os três poderes e o papel do vereador e receberam orientação dos coordenadores, professores e equipe técnica da Câmara para pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Avril Molina Ramirez (presidente), Murilo Gabriel Piveta Rodrigues (primeiro secretário) e Ana Liz Ragonha Braga (segunda secretária). Foram discutidos um projeto de lei e cinco indicações.

 

O vereador Thiago Brochi utilizou a palavra para conversar com os estudantes e destacou como os jovens podem participar diretamente da política. “Vocês já têm idade para possuir o título eleitoral. Ano que vem teremos eleições a nível estadual e nacional e é muito importante que acompanhem os trabalhos realizados pelos deputados e senadores, para que possam escolher os que melhorem lhes representem”, disse Brochi.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação das mãos dos vereadores Gutão do Lanche (Agir), Jean Mizzoni (Agir) e Thiago Brochi.

 

As seguintes proposituras foram debatidas pelos jovens parlamentares:

 

- O projeto de lei de autoria dos vereadores Avril Molina Ramirez e Gustavo Pradella Gomes que instituía o fechamento quinzenal da Avenida Brasil, aos domingos, para a prática de esportes foi rejeitado por 14 votos contrários e 3 favoráveis.

 

- A indicação de autoria dos vereadores Guilherme Galhardo Barbosa e Vinicius Boaventura Catto, pedindo melhorias na sinalização de trânsito na Avenida Brasil foi aprovada com dezessete votos favoráveis e um contrário.

 

- Indicação de autoria das vereadoras Ana Liz Ragonha Braga e Bruna Rodrigues da Costa, solicitando a instalação de pisos táteis e grades de proteção ao redor do córrego que percorre a Avenida Brasil.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Murilo Gabriel Piveta Rodrigues e Lucas Silva Penha, solicitando alterações na faixa de pedestres localizada no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua São Salvador.

 

- Indicação de autoria da vereadora Celyne de Araújo Barbosa solicitando reparos e manutenção em valetas de drenagem localizadas em diversas regiões do município foi aprovado com 17 votos favoráveis e 1 contrário.

 

- Indicação de autoria das vereadoras Bruna Rodrigues da Costa e Sofia Carceliano, solicitando ampliação de linhas e horários de transporte coletivo e manutenção de pontos de ônibus da cidade.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação