O vereador Lucas Leoncine (PSD) recebeu um ofício da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos em resposta a um requerimento de sua autoria em que pediu informações sobre a oferta de creche para idoso no município de Americana.
No documento, o parlamentar lembrou que lei municipal nº 4.485/2007 autorizou o Poder Executivo a implantar o projeto e que a creche é alternativa para idosos independentes ou com alguma dependência que desejam interação social e atividades estruturadas, mas que ainda não precisam de cuidados em tempo integral.
No ofício, a secretária Juliani Hellen Munhoz Fernandes informa que a prefeitura está em processo de estudo para ampliação dos serviços de assistência social e a implantação de programas e projetos na área. Aponta, ainda, que o município oferta o serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias em Centro Dia, atendendo 22 idosos atualmente.
“Há mais de 76 mil moradores com mais de 50 anos na cidade de Americana e a tendência é de envelhecimento populacional crescente, fator que pressionará o poder público, especialmente em áreas como saúde, mobilidade urbana, assistência social e espaços de lazer adequados. Por isso temos que ter, desde já, políticas públicas consolidadas para garantir qualidade de vida no presente e no futuro”, explica Leoncine.