Professora Juliana pede informações sobre políticas de economia criativa em Americana


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações referentes a políticas de economia criativa no município.

 

No documento, a parlamentar explica que é necessário compreender as ações, investimentos e estruturas administrativas destinadas à promoção da economia criativa em Americana. “Quando falamos em economia criativa, falamos de áreas como o artesanato, a música, o audiovisual, a gastronomia e tantas outras manifestações culturais e inovadoras que geram trabalho, renda e identidade para nossa cidade. Estou atenta aos eventos que vêm sendo promovidos pelo Poder Executivo, como o Roteiro Gastronômico. Esse tipo de política é fundamental, mas deve ter o objetivo central, de fato, de potencializar os empreendedores e artistas da cidade. Vimos alguns veículos de imprensa noticiando atrasos nos eventos, grupos que haviam sido contratados e que não se apresentaram, dentre outros problemas do evento do último final de semana. Por essa razão eu já havia protocolado esse requerimento antes mesmo do evento ocorrer”, afirma Juliana.

 

No requerimento, a parlamentar pergunta quais são as ações existentes destinadas para o fomento da economia criativa no município; se existem em andamento minutas de legislações municipais específicas que regulamentam e incentivam a economia criativa em Americana visando contribuir na aferição dos resultados finais; como está regulamentada a utilização de espaços públicos, como praças e centros culturais; e quais ações têm sido realizadas para a elaboração de diagnóstico de representantes voltados para a economia criativa visando fortalecer a rede cultural e estimular a colaboração entre diferentes agentes do setor cultural e criar uma rede integrada e sustentável.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (2) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.