A vereadora Roberta Lima (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre os protocolos e ações da secretaria municipal de Saúde em relação a casos de Leishmaniose, Esporotricose e Leptospirose no município.
Segundo a parlamentar, tais doenças possuem potencial de disseminação em áreas urbanas, exigindo uma atuação coordenada entre os setores de saúde pública, vigilância epidemiológica, meio ambiente e saúde animal. “A articulação entre o poder público e o setor privado é fundamental para garantir a eficácia das ações de combate a essas doenças, tanto na esfera humana quanto animal”, afirma.
A autora pergunta no requerimento quais os protocolos adotados pela secretaria municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no atendimento e encaminhamento de casos envolvendo Leishmaniose, Esporotricose e Leptospirose em animais no município; se existem campanhas educativas, de prevenção ou de diagnóstico precoce voltadas para essas doenças; quais os procedimentos realizados com animais diagnosticados com essas doenças; e quantos casos foram registrados no município de Americana entre 2022 e 2025.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (26). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta